Browsing by Author "Cerdeira, Teresa Isabel Freitas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O efeito da animosidade e do etnocentrismo no product-country imagePublication . Cerdeira, Teresa Isabel Freitas; Casaca, Joaquim; Rosa, Carlos AlvesEm 2008 começou uma crise económica na europa afetando sobretudo os países do sul. Em 2010 o Fundo Monetário Internacional acordou juntamente com a Zona Euro, na qual a Alemanha é a economia líder, um conjunto de medidas de austeridade para resgatar essas economias. O intuito desta investigação foi perceber se a atitude dos portugueses perante a imagem que tinham da Alemanha bem como dos produtos daí oriundos foram afetadas. Por outro lado, procuraram também identificar-se as atitudes dos portugueses em relação à compra de produtos nacionais. Realizou-se um inquérito por questionário veiculado online em que foi utilizada uma amostra por conveniência. Os dados foram analisados através da utilização de modelos de equações estruturais, na qual se avaliou o modelo de medida seguido do modelo estrutural. A investigação revelou que embora os portugueses reconheçam a influência da Alemanha nas medidas aplicadas a Portugal durante a crise, isso não afetou a imagem que os portugueses têm desse país nem dos produtos daí oriundos, são ambas boas no geral. O principal contributo é o facto de a imagem que os portugueses têm de um país estrangeiro afetar diretamente as avaliações que fazem dos seus produtos e indiretamente a sua recetividade aos mesmos.