Browsing by Author "Cardoso, Ana Beatriz Aparício"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino por investigação e a aprendizagem em ciências no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Cardoso, Ana Beatriz Aparício; Freitas, José Miguel; Simões, Helena EspadaO presente relatório tem como tema principal as conceções dos alunos e a aprendizagem em ciência. Neste sentido, advoga a perspetiva construtivista e o ensino por investigação, uma vez que colocam os alunos no centro das suas aprendizagens, assim como reconhecem as suas conceções enquanto ponto de partida para a construção do conhecimento. Este estudo tem como objetivos compreender em que medida as tarefas de natureza investigativa podem alterar as conceções dos alunos, assim como perceber se alunos com conceções alternativas mantêm as suas conceções ao longo do tempo. A metodologia de investigação insere-se no paradigma interpretativo e na metodologia qualitativa, inspirando-se na abordagem da investigação-ação. Tem-se, assim, como intento descrever, analisar e interpretar todo o processo de construção de tarefas de natureza investigativa, as conceções identificadas, as eventuais mudanças concetuais ocorridas, discutindo-se as potencialidades das tarefas de natureza investigativa para a aprendizagem concetual dos alunos. Neste estudo participaram 26 alunos da uma turma de 2.º ano de escolaridade, em contexto de estágio III, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação de tarefas deste cariz obedece a uma sequência de quatro fases, a saber, envolvimento, exploração, explicação e avaliação (mudança concetual), nas quais os alunos definem uma questão a investigar, exploram, explicam, respondem à questão formulada, e avaliam as suas aprendizagens, com vista ao conhecimento científico. A análise dos resultados alcançados sugere a importância de tarefas de natureza investigativa para a aprendizagem dos alunos, uma vez que a maioria dos alunos evidenciou uma mudança concetual.