Browsing by Author "Antunes , Marco André Nobre"
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- Otimização da Utilização da Energia a BordoPublication . Antunes , Marco André Nobre; Antunes, Jorge Manuel GomesO consumo de combustíveis tem um peso determinante no custo total das missões desenvolvidas pela Marinha Portuguesa, pelo que a presente dissertação de mestrado se reveste de interesse no que diz respeito à poupança de combustível, com as vantagens evidentes, bem como na redução da pegada carbónica das operações do navio. Assim, este trabalho surge da necessidade de investigar metodologias para conhecer e reduzir os consumos energéticos a bordo de navios de guerra. Com a finalidade de realizar uma otimização energética, foi selecionado um navio modelo, sendo realizados vários estudos, analisando as condições de funcionamento e características dos vários sistemas conversores de energia, destacando o propulsor, a energia elétrica e a energia térmica, com o objetivo de avaliar os consumos energéticos e o rendimento global, ou seja, o balanço da energia que é convertida e utilizada a bordo em cada um dos sistemas mencionados. Foram desenvolvidos quatro simuladores na ferramenta “MATLAB” onde, em três deles, é simulado o comportamento energético do navio modelo, podendo o quarto simulador ser utilizado para outros navios. Para efetuar estas simulações é necessário a introdução de algumas condições iniciais, como as características do próprio navio, a velocidade a que este se desloca, a marcação e intensidade do vento a que está sujeito, bem como as características dos hélices e respetivos motores propulsores. Através destes simuladores foi possível obter um balanço global e específico, para alguns equipamentos, dos seus consumos e rendimentos energéticos. Após o desenvolvimento dos simuladores, os mesmos foram submetidos à validação por comparação com dados retirados do navio modelo real, permitindo identificar áreas de melhoria, de forma a reduzir o erro entre os modelos e o modelo físico, isto é, o navio real. Desta forma, pretendeu-se melhorar os conhecimentos ao nível dos processos de conversão e consumo de energia do navio modelo, desenvolvendo uma ferramenta de preparação de viagem, tendo em conta as condições meteorológicas e as vertentes energético-ambientais das operações do navio modelo, ou de qualquer outro navio da Marinha Portuguesa.