Browsing by Author "Amaro, Mariana Vala"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- INSUCESSO ESCOLAR E MATEMÁTICA. Um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Amaro, Mariana Vala; Machado, RicardoO insucesso escolar, na disciplina de Matemática, é um tema de que há muito se ouve falar e que preocupa cada vez mais os docentes, muito em particular os desta disciplina. Referindo-se ao fracasso escolar, o insucesso indica que o aluno não conseguiu atingir os seus objetivos para conseguir concluir com sucesso uma etapa da sua escolaridade. Ao longo dos anos, o insucesso escolar dos nossos alunos, tem vindo a preocupar todos os intervenientes do processo de ensino e aprendizagem. Em particular, o insucesso na disciplina de Matemática, é um problema que cada vez mais é reconhecido por todos nós e que tem feito parte da vida dos professores e dos alunos. O presente relatório está inserido no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende estudar de que forma alunos com percurso de insucesso académico a Matemática e que frequentam o 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, atuam em tarefas propostas durante a prática pedagógica supervisionada. Esta investigação é suportada por um design de investigação-ação, do paradigma interpretativo, em que se tem o objetivo observar, planificar e refletir. Assim, foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados como a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. Os resultados demonstram a importância da promoção do diálogo entre alunos e professor e das explicações mais racionais e relacionadas com o dia-a-dia. Observámos, também, que os alunos, em geral, e em particular os que vivenciaram insucesso escolar anteriormente, evoluíram com todas as tarefas realizadas e que demonstraram uma maior eficácia na realização das mesmas. Com um trabalho mais centrado na área da Matemática, levou os alunos a criarem uma nova, e melhor, ligação com esta disciplina e a quererem continuar a trabalhar para que consigam ultrapassar as dificuldades, atingindo o sucesso nesta área.