Browsing by Author "Alves, Ana Raquel Margarido Vaz"
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- Promoção da segurança da pessoa com cateter central de inserção periférica :Publication . Alves, Ana Raquel Margarido Vaz; Henriques, Helga RafaelA preservação da segurança é um cuidado fundamental na prestação de cuidados de enfermagem, refletindo eficiência e qualidade. A prevenção de danos não intencionais à Pessoa em Situação Crítica (PSC) em contextos complexos, como os de medicina intensiva e urgência, exige uma abordagem integrada, centrada no cliente e uma permanente integração e atualização do conhecimento científico na prática de cuidados. Pela falência iminente ou estabelecida de uma ou mais funções vitais, a PSC carece de regimes medicamentosos endovenosos complexos, numa rede venosa, frequentemente, depletada. O Cateter Central de Inserção Periférica (CCIP) é uma resposta funcional que contribui para a gestão deste regime, articulando as necessidades de cuidados em situação crítica ou aguda, com as necessidades de cuidados em regime de ambulatório. A sua utilização deve ser, por isso, ponderada em função da condição da pessoa. O cuidado especializado na gestão de CCIP inclui desde a tomada de decisão sobre a sua colocação à remoção, passando pela inserção, manutenção e gestão do regime medicamentoso no domicílio pela pessoa. Em cuidados críticos, o cuidado à pessoa com CCIP ganha, portanto, também pertinência. Para desenvolver competências de mestre e competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na área de enfermagem à PSC, nomeadamente competências promotoras da segurança da PSC com CCIP, desenvolveu-se um projeto de estágio. Este sustentou-se na metodologia de projeto, alinhando-se com o Modelo de implementação ciência e suportado nos referenciais teóricos do Cuidado Fundamental e Technological Competency as Caring in Nursing. Em cada um dos três contextos de estágio formularam-se objetivos específicos, concretizados em atividades. O percurso desenvolvido, pautado pela prestação de cuidados, sustentada na melhor evidência, reflexão individual, participação em formações e eventos científicos, integração em equipa de investigação e organização dos cuidados, proporcionou aprendizagens refletidas no incremento de segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem.