Browsing by Author "Afonso, Mariana Sofia da Fonseca"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Implementação de estratégias a partir do texto poético para ampliação lexical no 1º e 6º anosPublication . Afonso, Mariana Sofia da Fonseca; Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-; Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-É certo que a educação foi evoluindo com o passar dos anos, todas essas alterações interferiram com os agentes educativos, salientando-se entre estes os professores e os alunos, que se transformaram e se adaptaram tendo em conta todas as alterações que as sociedades sofreram ao longo dos tempos. Os alunos, hoje em dia, são muito mais difíceis de motivar, sendo uma função do professor, talvez uma das mais desafiantes, encontrar estratégias, ferramentas para que eles não percam o interesse pela escola. No seu papel de estrategas, os professores observam grandes dificuldades a nível do português e uma grande falta de conhecimentos da sua própria língua. O presente relatório surge da constatação dessa falta de conhecimentos por parte dos alunos, assim como da constatação da necessidade de implementar estratégias de ampliação lexical (através do texto poético e dos sinónimos) para, por um lado, ampliar o seu vocabulário e, por outro, melhorar a sua competência leitora. Esta proposta didática foi planificada para as aulas de português em contexto de estágio no 1º e 2º CEB, durante os dois anos do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB. Na primeira intervenção, foram utilizados os poemas “O Lagarto” e “A Rosa e o Mar” presentes no livro “Aquela Nuvem e Outras” de Eugénio de Andrade. Numa aula, foram implementadas diferentes estratégias, com recurso a diversos materiais didáticos, tornando-a muito mais apelativa e levando os alunos à descoberta do próprio conhecimento. Na segunda intervenção, foi utilizado o livro “As Naus de Verde Pinho” de Manuel Alegre, explorado em várias aulas, que, no entanto, seguiram um modelo de ensino mais centrado no professor. Com a implementação de estratégias a partir do texto poético, com alunos do 1º e do 6º ano, procurou verificar-se, se o estudo do texto poético poderia ser um indutor do aumento do seu capital lexical. Por outro lado, procurou-se que os recursos e técnicas utilizadas fomentassem o gosto pela leitura de poesia nos alunos.