AFA - DA - Departamento de Aeronáutica
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Browsing AFA - DA - Departamento de Aeronáutica by advisor "Palma, Patrícia"
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- A influência da satisfação na intenção de saída dos oficiais da especialidade Piloto Aviador da Força Aérea PortuguesaPublication . Jesus, Pedro; Palma, Patrícia; Farinha, AnaEsta investigação tem como objetivo estudar a relação entre a satisfação e a Intenção de Saída dos Pilotos Aviadores da Força Aérea Portuguesa (FAP). Foi também simultaneamente averiguado o nível de satisfação dos indivíduos em estudo , assim como a Intenção de Saída dos mesmos. A amostra deste estudo, recolhida por conveniência consiste em 113 indivíduos, o que corresponde a cerca de 56,8% da população existente. Foi utilizada uma metodologia quantitativa mista de recolha de dados, utilizando um inquérito por questionário para a obtenção destes. O instrumento utilizado baseia-se no utilizado por Sullivan (1998) na sua tese sobre a Intenção de Saída dos pilotos da marinha norte americana, tendo no entanto sido adaptado ao contexto da FAP. Foi utilizado o programa estatístico SPSS no tratamento dos dados quantitativos, e efetuada uma análise de conteúdo às perguntas qualitativas existentes. Concluiu-se que os inquiridos se encontram na sua maioria insatisfeitos, sendo que 31,9% dos inquiridos deseja sair da FAP assim que terminar o período mínimo obrigatório de acordo com o EMFAR, 62,8% estão de momento indecisos e 5,3% não desejam sair. No caso dos 31,9% de indivíduos que desejam sair após terminar o período mínimo obrigatório, 55,6% correspondem a pilotos pertencentes às esquadras 751 e 502. No caso dos indivíduos indecisos, dos 62,8%, 45% não tenciona permanecer na FAP até atingir a reserva. Concluiu-se também que os fatores com maior capacidade preditiva da Intenção de Saída dos Pilotos Aviadores da FAP, são por ordem decrescente a satisfação global, o nível de realização pessoal no trabalho e a satisfação com a qualidade de apoio dada pela chefia. Por fim verificou-se que existem diferenças entre os vários tipos de missão, sendo que os indivíduos mais satisfeitos são por ordem decrescente os indivíduos que desempenham as missões de caça, instrução, pilotos ainda não colocados, transportes e vigilância marítima e por fim busca e salvamento. Os que apresentam a Intenção de Saída mais elevada, seguem a ordem anterior inversa. As contribuições do estudo para a literatura reforçam a importância da Satisfação no Trabalho como preditor da Intenção de Saída dos pilotos militares, salientando, contudo, a importância da população em estudo para identificar fatores específicos explicativos da Intenção de Saída. São também apresentadas no decorrer deste estudo as suas limitações assim como recomendações para investigações futuras.
- A influência dos Big Five e da resiliência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea PortuguesaPublication . Maria, Tomás; Palma, Patrícia; Farinha, AnaA literatura tem apontado a Personalidade como um importante preditor do desempenho. Esta investigação tem como objetivo compreender se existe influência dos Cinco Fatores da Personalidade e da Resiliência no Desempenho Académico, Físico e Militar nos alunos da Academia da Força Aérea (AFA). Paralelamente tenta-se identificar as dimensões da Personalidade (Big Five) e da Resiliência preditivas do Desempenho Académico, Físico e Militar dos alunos da AFA, perceber se a resiliência aumenta com a antiguidade dos alunos como também verificar se existem diferenças nos Cinco Fatores da Personalidade ao longo dos anos de curso. A amostra consiste em 77 alunos, com a idade máxima de 29 anos e uma mínima de 18 anos, perfazendo o total do universo populacional dos alunos da AFA no ano letivo de 2016/2017. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, utilizando o Inquérito por Questionário como fonte para a obtenção dos dados. Foram utilizados dois instrumentos. O instrumento referente à Personalidade foi baseado no Modelo dos Cinco Fatores de Hutz et al (1998) que posteriormente foi reduzido para apenas 25 adjetivos divididos (Filho et al., 2012) em 5 subescalas (Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura à Experiência). Relativamente ao instrumento da Resiliência baseia-se na Resilience Scale (RS) de Wagnild e Young (1993), tendo sido adaptada para a cultura portuguesa por Felgueira, Festas e Vieira (2010). Esta investigação conclui que a Conscienciosidade e a Resiliência são preditores do Desempenho Académico dos alunos da AFA, mais especificamente o item 11 – Dedicada dos Big Five, o item 4 (Manter-me interessado nas atividade do dia-a-dia é importante para mim) e o item 12 (vivo um dia de cada vez). De entre os modelos testados, o modelo que integra os itens 4 e 12 da Resiliência revelou-se um melhor modelo explicativo. Relativamente ao Desempenho Militar verificou-se que a Conscienciosidade e o Neuroticismo são os fatores que predizem o Desempenho Militar sendo que os itens preditores são o item 11 – Dedicada (Conscienciosidade) e o item 18 – Insegura (Neuroticismo). Na Resiliência verificou-se que o item 8 (Sou amigo de mim próprio), o item 12 (vivo um dia de cada vez), o item 17 (A confiança em mim próprio ajuda-me a lidar com situações difíceis) e o item 21 (A minha vida tem sentido) são preditores do Desempenho Militar. Os itens 11 – Dedicada e 18 – Insegura consideram-se o melhor modelo explicativo. Com esta investigação foi possível confirmar algumas conclusões verificadas noutros estudos referentes a esta temática. Com isto, é possível certificar estas conclusões na realidade da AFA. Para além da confirmação de algumas conclusões de outros estudos, foi possível verificar que os níveis de resiliência não aumentam com a antiguidade dos alunos, o que não vai ao encontro ao que deveria ser esperado. Verificou-se também que os níveis de Resiliência não têm influência no desempenho dos alunos, o que mais uma vez não vai ao encontro do esperado. A investigação termina com as limitações e as direções futuras.
- O stress e a sua influência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea PortuguesaPublication . Bola, Pedro; Palma, Patrícia; Farinha, AnaEsta investigação tem como objetivos avaliar os níveis médios de stress percebido e analisar a associação existente entre o stress e o desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea. Complementarmente, foram identificadas as fontes de stress com mais relevância para os alunos. A amostra consiste em 76 alunos, entre os 18 e os 29 anos, do Curso de Mestrado em Aeronáutica Militar do ano letivo 2016/2017. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, através da aplicação de um Inquérito por Questionário. O instrumento utilizado é composto pela Perceived Stress Scale reduzida, de 10 itens, a versão portuguesa (Trigo et al., 2010), e por um questionário adaptado do Questionário de Vivências Académicas reduzido (Almeida, Ferreira e Soares, 1999) e do Student Stress Survey (Ross, Niebling e Heckert, 1999), denominado de Questionário de Vivências Diárias. Para o agrupamento e análise dos dados foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Foi possível concluir-se que os alunos da Academia da Força Aérea percecionam níveis de stress significativamente mais elevados relativamente a outros estudantes universitários fora do âmbito militar. No entanto, não se pôde concluir com certeza que o stress influencie o desempenho, nem negativamente, nem positivamente. Conclui-se, porém, que os alunos mais novos percecionam maiores níveis de stress do que os mais velhos. A fonte de stress que mais foi identificada pelos alunos foi o ‘’Namoro’’. No entanto, foram as ‘’Mudanças na vida social’’ e as ‘’Responsabilidades acrescidas’’ que provaram ter a maior influência nos níveis médios de stress percebido dos alunos. Dos fatores identificados no Questionário de Vivências Diárias, concluiu-se que os alunos com maiores níveis de ‘’bem-estar psicológico’’ apresentam menores níveis de stress. Este estudo reforça conclusões semelhantes obtidas em investigações anteriores aplicadas tanto a contexto civil como militar, e tanto em estudantes universitários, como em trabalhadores. Foi, então, possível complementar o estado da arte relativamente a temática em estudo, acrescentando valor prático.