IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - ISEITV - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu by advisor "Vieira, Samuel"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Situação dos Músicos de Rua na Atualidade em Contexto de PandemiaPublication . de Souza, Camila; Vieira, SamuelO presente trabalho consiste em apresentar uma proposta analítica sobre o atual contexto artístico e socioeconómico dos músicos de rua em geral e em Portugal, trançando principalmente um paralelo entre músicos brasileiros e portugueses. O objetivo é identificar as situações em que os músicos enfrentaram o contexto mundial de pandemia do Covid-19 através da verificação e validação das realidades circundantes nas quais as formas e estratégias de sobrevivência levaram a uma ressignificação do seu próprio fazer artístico. O levantamento bibliográfico deste projeto centra-se sobretudo em referências da história dos artistas de rua, além de pesquisas em documentários, noticiários, jornais e revistas online, entrevistas, entre outros. Para além disso, foi feito um breve estudo sobre a saúde mental dos músicos durante a pandemia e examinadas algumas leis e licenças vigentes em Portugal sobre as medidas de auxílio aos músicos nas diferentes cidades em que atuam. Além da observação passiva e da pesquisa de campo, a metodologia recorreu a entrevistas semiestruturadas e feitas com músicos de rua de Portugal e do Brasil. Os resultados mostram que urge fazer mudanças para que os referidos músicos possam ter um apoio maior do Governo Português, esperando-se uma nova estratégia política inclusiva e extensível a todos e todas em que prevaleça a dignidade, o suporte moral e o respeito por esta atividade artística.
- Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?Publication . Santos, Jonathan; Vieira, SamuelO desenvolvimento histórico do violoncelo traz consigo diversas inovações, sejam elas técnicas ou até mesmo no formato do próprio instrumento. Uma delas é o uso do dedo polegar como forma de facilitar a execução de passagens nos registros agudos. Apesar de conhecida desde o século XVIII e já amplamente desenvolvida no final do século XIX, o ensino da técnica é por vezes apresentada de forma sucinta em livros destinados ao instrumento. Com o objetivo de compreender o ensino e a importância da técnica para o violoncelo, esta pesquisa foi desenvolvida. Mesmo sendo uma técnica fundamental, quais os motivos para ser introduzida ao aluno de violoncelo após três ou quatro anos de estudo no ensino tradicional? Com o propósito de compreender as possíveis lacunas no momento de introdução da técnica do polegar, esta pesquisa pode ser classificada como exploratória. O uso do método qualitativo será identificável na investigação que também conta com a realização de entrevistas com professores de violoncelo do Brasil e variados países da Europa. A aplicação de forma prática de alguns conceitos inerentes e estudados pela pesquisa ainda tiveram possibilidades de serem aplicados, visto que um Estágio Supervisionado foi realizado no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão na cidade de Viseu e será apresentado na segunda parte do documento. No decorrer da investigação, várias abordagens mostraram-se eficientes, sendo a principal a associação entre a primeira posição aprendida no instrumento e a posição de polegar, devido à mesma configuração de notas que podem ser observadas. Partindo deste princípio, a realização de peças já conhecidas dos estudantes ou já trabalhadas em posições inferiores surgiram com muito destaque, com o fim de aproximar e instigar o aluno na sua prática na posição de polegar. Por ser um estudo centrado nas razões de ordem motora por trás da introdução tardia da técnica do TÉCNICA DE POLEGAR NO VIOLONCELO: UMA APRENDIZAGEM QUE PODE SER ANTECIPADA? 9 polegar no violoncelo, pontos como a leitura em diferentes claves não foram abordados. A reflexão profunda da viabilidade de uma antecipação do ensino da técnica do polegar em crianças também não foi desenvolvida nesta pesquisa por considerar-se que tal temática necessita de investigação relacionada ao desenvolvimento anatômico dos pequenos. A compreensão de forma ampla do estudo da técnica do polegar e uma possível antecipação no seu processo tem o potencial de permitir uma maior exploração do instrumento por parte do aluno. A longo prazo, essa simples maneira de pensar o instrumento pode ser a entrada para o desenvolvimento de seu repertório como um todo e cada vez mais apresentar profissionais conscientes de possíveis lacunas no ensino que podem motivar os alunos no seu aprendizado.