IPS - ESTB - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
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Browsing IPS - ESTB - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro by advisor "Bebiano, Rui Alexandre Silva"
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- Vibrações em pontes ferroviárias de alta velocidade : método da decomposição da excitação em ressonânciaPublication . Costa, Conceição António; Bebiano, Rui Alexandre Silva; Oliveira, Cristina Cruz FerreiraA presente dissertação tem como objetivo avaliar o comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária inserida numa linha de alta velocidade europeia. Ao estudar o comportamento dinâmico de uma ponte ferroviária de alta velocidade existe um fenómeno que merece particular atenção, o fenómeno de ressonância. No caso de pontes ferroviárias, a passagem de um comboio (i.e., uma sequência de cargas móveis “regularmente espaçadas”) em alta velocidade constitui uma ação periódica cuja frequência se poderá aproximar-se da frequência natural de vibração da estrutura – ou seja, poderá ocorrer um fenómeno de ressonância, com as consequentes amplificações de esforços e deformações estruturais. A dissertação aborda, com especial atenção, as condições de resposta vertical da estrutura, nomeadamente o deslocamento e a aceleração máximos, em situação de ressonância com o carregamento – a passagem de veículos em alta velocidade. Para o desenvolvimento do estudo, aplica-se o Método da Decomposição da Excitação em Ressonância (DER) para analisar o comportamento dinâmico face à passagem (i) de alguns dos comboios de alta velocidade que atualmente circulam em linhas europeias (TGV, Talgo, Eurostar, etc.) e (ii) dos 10 comboios universais que compõem o modelo HSLM-A, preconizado na Parte 2 do Eurocódigo 1. O viaduto de El Genil, a estrutura sobre a qual este estudo se desenvolve, localiza-se em Espanha (na linha Córdoba-Málaga) e apresenta um tabuleiro de betão pré-esforçado, simplesmente apoiado e com secção em caixão monocelular. Com a análise dinâmica, determinam-se estimativas dos valores máximos da resposta, em termos de deslocamentos e aceleração vertical, comparando-se os resultados obtidos com os reportados por Bebiano (2010), embora estes tenham sido obtidos com recurso a uma técnica mais sofisticada, a Teoria Generalizada de Vigas (GBT). Finalmente, faz-se um pequeno estudo paramétrico, onde se analisam os efeitos, na resposta dinâmica, (i) do espaçamento dos eixos do comboio (para um comboio fictício com os eixos igualmente espaçados) e (ii) do amortecimento estrutural.