AM - CET - EC - Artigos em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais
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Browsing AM - CET - EC - Artigos em Revistas Científicas Nacionais e Internacionais by advisor "André, António Carlos Guerreiro Morgado"
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- Fundações Indiretas de Pontes Modulares – Soluções de Execução AceleradaPublication . Passos, Manuel António Correia de Melo Ferreira; Pinto, Alexandre da Luz; André, António Carlos Guerreiro MorgadoO presente artigo pretende-se estudar uma solução de fundação indireta para pontes modulares capaz de satisfazer as exigências dos regulamentos em vigor, nomeadamente os Eurocódigos. Será necessário abordar o campo das pontes modulares e propor uma solução de fundação compatível com as exigências das pontes militares.
- Reforço de Pontes Modulares do Tipo Bailey com recurso a sistemas de pré-esforçoPublication . Ramos, Tiago Vieira; Almeida, João Carlos De Oliveira Fernandes de; André, António Carlos Guerreiro MorgadoNo presente artigo apresenta-se uma possível solução recorrendo a pré-esforço exterior da ponte militar Mabey Compact 200, na sua configuração DSHR2H ++, sujeita a uma sobrecarga militar significativamente mais elevada do que aquela que está documentada, potenciando assim a sua utilização por veículos de classe de carga militar (MLC) superior. A análise desta solução foi efetuada com recurso ao software ROBOT, no qual foi modelada a ponte, as cargas e o próprio sistema de pré-esforço. As verificações foram efetuadas também no software depois de tudo estar modelado, visto o programa conseguir fazer essa avaliação sem se proceder a cálculos manuais. A solução a que se chegou apenas garante uma análise ao ELU da Ponte Mabey, não contemplando verificação em serviço. O principal objetivo deste reforço era tentar instalar o sistema de pré-esforço exterior depois da ponte já estar montada, tentando não alterar qualquer elemento da superestrutura. No entanto verificou-se que haveria um perfil nas extremidades que não iria verificar a segurança para a posição na qual a viatura se encontra a meio vão. No mesmo sentido, analisou-se a posição mais desfavorável para o esforço transverso e também as diagonais não verificaram a segurança, tendo-se reforçado os respetivos perfis. Assim, recorrendo às ancoragens e selas de desvio modeladas no software ROBOT, e à troca dos perfis que não verificaram a segurança, conseguiu-se uma solução de pré-esforço que garante o aumento da capacidade de carga de veículos, para um mesmo vão.