Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/6481
Título: Brincar na creche e no jardim de infância
Autor: Ferra, Flávia Patrícia Carvalho
Orientador: Pinheiro, Augusto
Palavras-chave: Brincar
Creche
Jardim de infância
Investigação
Aprendizagem
Play
Daycare
Kindergarten
Investigation
Learning
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Data de Defesa: Dez-2013
Editora: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Resumo: O presente projeto de investigação tem como objetivo compreender o modo como as educadoras cooperantes agiam relativamente ao brincar. Através deste trabalho será visível a reflexão realizada através da investigação-ação e todos os processos envolventes, como a interpretação de informações que foram recolhidas nos dois contextos de estágio. Este estudo irá apresentar características qualitativas dos fenómenos educativos, assim, o planeamento e análise de informações ocorrerá ao longo de toda a investigação. Este trabalho visa reconhecer uma metodologia qualitativa por apresentar um plano flexível. Pretendi assim, valorizar o brincar das crianças através das intervenções realizadas e das informações obtidas através da observação participante. Os contextos de estudo foram realizados nas instituições de creche e jardim de infância onde decorreram os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar. Os participantes deste estudo foram as educadoras participantes e as crianças que fizeram parte do processo de investigação e de aprendizagem.
The current investigation project, has as an objetive to understand and interpret the conceptions and perspetives of the caretakers when it comes to playtime and what this represents as building blocks for their professional experience towards both children asn the daycare centers. With this work, it will be visible the analysis done through action and research, the envolving procedures and also all the information interpretation that came from both contexts of the internship. This study will present qualitative characteristics of educational phenomena. Thus, the planning and analysis of information will occur throughout the investigation. The methodologies used in this investigation turn out to be qualitative because they have a flexible plan. The student wanted to stress the importance of playing in children, and through both intervention and information gathering from participating observation as well as questioning the caretakers present at the institutions. The study context was done at the children daycare institutions, where the interships took place as required by the Pre-School Education Masters Degree. The participating subjects were the caretakers and the children, both part of the process of investigation and learning.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/6481
Aparece nas colecções:IPS - ESE - SDI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-escolar Flávia Ferra.pdf961,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.