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Abstract(s)
É indiscutível que a globalização está a obrigar o mundo que nos rodeia a um desenvolvimento muito rápido. O que num dia é certo e vantagem competitiva, no dia seguinte pode já não ser e com as organizações a situação é igual. Deste modo, estas mesmas organizações devem procurar manter a sua estratégia à frente de todo o seu mercado competitivo, ou seja, não devem estagnar nem permitir que os seus concorrentes, os que partilham o mesmo mercado, as ultrapassem devido à falta de inovação e crença numa ideia que para determinada altura era a ideal.
Isto significa que da mesma maneira que a tecnologia se desenvolve, as organizações devem desenvolver-se com elas, explorando o mercado internacional e mantendo contacto além das fronteiras.
O mesmo se verifica com a liderança virtual. Nos dias atuais, os líderes têm a possibilidade de conseguir gerir uma equipa para lá do seu local de trabalho presencial e manter-se em constante contacto as com equipas sem que haja contacto direto, ou seja, a gestão de equipas é feita em formato virtual.
Deste modo, neste estudo, aborda-se o entendimento do que é a liderança virtual e o que são equipas virtuais. É feita uma abordagem ao significado de liderança como um todo e o que é liderança virtual. Dando seguimento depois a um subcapítulo dedicado às equipas virtuais e, por fim, às competências organizacionais.
A metodologia utlizada para a realização deste estudo foi a metodologia Delphi com a técnica Q-Sort. O estudo feito depara-se com o envolvimento de 28 líderes com experiência em liderança virtual em que foram lançadas uma lista de 14 desafios e 13 competências ao longo de três rondas, com o intuito de concluirmos no final do estudo quais são os principais desafios que um líder virtual enfrenta ao gerir equipas virtuais e quais são as competências que se consideram fundamentais para um líder virtual ter sucesso na sua posição. Conclui-se assim que a comunicação é a principal competência que um líder virtual deve ter, assim como, é também o maior desafio que enfrenta. No sentido oposto, conclui-se que a competência menos significativa é a capacidade de ter as competências técnicas tão bem desenvolvidas como as competências de liderança e o desafio menos importante é a distância temporal.
Description
Keywords
Liderança Liderança virtual Equipas Virtuais Competências Organizacionais Competências do líder virtual Desafios do líder virtual