Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/4892
Título: O jogo na aprendizagem matemática
Autor: Caldeira, Maria Filomena
Pereira, Paula Colares
Palavras-chave: Lúdico
Jogo
Material manipulativo
Matemática
Educador
Data: Out-2013
Citação: In: V Congresso Mundial de Educación Infantil y Formación de Educadores. 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro. Málaga: Grupo de Investigación Educación Infantil y Formación de Educadores. Universidades de Andalucía.
Resumo: A comunicação no âmbito da Educação Infantil pretende sensibilizar as escolas de formação e os educadores para o papel de mediação na promoção do conhecimento matemático. Os materiais manipulativos na prática educativa são facilitadores duma aprendizagem significativa, quando aliam o sentido lúdico ao jogo. Através de atividades diversificadas surgem como recurso metodológico, em que a criança explora, experimenta, deduz, comunica, ultrapassa o erro, agiliza o raciocínio, fazendo a “ponte” entre o concreto e o abstrato. Com o objetivo de analisarmos a importância do jogo aplicámos um questionário a 942 crianças de 5 anos das escolas João de Deus, para sabermos como brincam e quais as atividades preferidas. Os resultados sugerem que o lúdico, o jogo e a matemática poderiam estar mais ligados aos objetivos da formação e às atividades de aprendizagem, permitindo às crianças a aquisição de capacidades percetivas, representativas e conceptuais e mais conquistas cognitivas, emocionais e sociais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/4892
Aparece nas colecções:ESEJD - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ojogoaprendizagemmatematica.pdf186,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.