Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
186.96 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação no âmbito da Educação Infantil pretende sensibilizar as
escolas de formação e os educadores para o papel de mediação na promoção do
conhecimento matemático. Os materiais manipulativos na prática educativa são
facilitadores duma aprendizagem significativa, quando aliam o sentido lúdico ao jogo.
Através de atividades diversificadas surgem como recurso metodológico, em que a
criança explora, experimenta, deduz, comunica, ultrapassa o erro, agiliza o raciocínio,
fazendo a “ponte” entre o concreto e o abstrato.
Com o objetivo de analisarmos a importância do jogo aplicámos um questionário a 942
crianças de 5 anos das escolas João de Deus, para sabermos como brincam e quais as
atividades preferidas.
Os resultados sugerem que o lúdico, o jogo e a matemática poderiam estar mais ligados
aos objetivos da formação e às atividades de aprendizagem, permitindo às crianças a
aquisição de capacidades percetivas, representativas e conceptuais e mais conquistas
cognitivas, emocionais e sociais.
Description
Keywords
Lúdico Jogo Material manipulativo Matemática Educador
Citation
In: V Congresso Mundial de Educación Infantil y Formación de Educadores. 31 de Outubro, 1 e 2 de Novembro. Málaga: Grupo de Investigación Educación Infantil y Formación de Educadores. Universidades de Andalucía.