Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.87 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surge no âmbito do terceiro semestre do X Curso de
Mestrado em Enfermagem, na área de especialização em Enfermagem de Saúde
Infantil e Pediatria, onde se pretende traduzir as aprendizagens pessoais com base
numa prática reflexiva baseada na melhor evidência cientifica, sustentado na Teoria
das Transições de Afaf Meleis, na Filosofia de Cuidados em Parceria, nos Cuidados
Não Traumáticos (CNT) e nos Cuidados Centrados na Família (CCF), desenvolvendo
competências comuns do enfermeiro especialista, assim como as competências do
enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica.
O processo de transição do adolescente para a vida adulta por si só, já é
complexo pelas particularidades do estádio de desenvolvimento, mais complexo se
torna quando existe uma condição crónica como a Diabetes Mellitus, tipo 1 (DM1). Esta
condição traz consigo uma carga negativa tanto para o adolescente como para a sua
família, sendo que quando a família não se adapta a esta nova situação dificulta não
só o processo de adaptação à doença (transição de saúde-doença), por parte do
adolescente, como também a sua adesão ao regime terapêutico, e por sua vez a
transição para a vida adulta.
Este percurso de aprendizagem impulsionou o desenvolvimento de
terapêuticas de enfermagem, facilitadoras da adaptação da família à condição crónica
do adolescente, tornando estes num suporte imprescindível para uma transição
saudável do adolescente com DM1 para a sua vida adulta.
Description
Keywords
Enfermagem pediátrica Adolescente Diabetes mellitus Família Cuidado transicional