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O presente relatório traduz-se numa proposta de intervenção baseada nas oficinas de gramática para a sedimentação de conhecimentos a nível da sintaxe. É um trabalho que tem por base a aprendizagem ativa pela descoberta e procura, essencialmente, que os alunos se envolvam num processo de descoberta pelas regras e estruturas linguísticas para, assim, poderem ter um papel ativo na construção das suas aprendizagens. Este trabalho foi levado a cabo no decorrer da prática educativa do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico do ano letivo 2019/2020. A turma em estudo encontrava-se no 5º ano de escolaridade e os conteúdos explorados foram as funções sintáticas de complemento direto e de complemento indireto. Esta investigação teve por base dois guiões de exploração, um para cada uma das funções sintáticas a estudar. Cada um desses guiões foi organizado tendo por base a literatura específica das oficinas de gramática e da aprendizagem ativa pela descoberta. O principal objetivo deste trabalho é entender até que ponto esta metodologia pode contribuir para a sedimentação de conhecimentos e, principalmente, aumentar o gosto pela gramática.
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Gramática Oficina de Gramática Aprendizagem Ativa de Descoberta Funções Sintáticas Sedimentação de Conhecimentos