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O marketing territorial tem sido desenvolvido como uma ferramenta estratégica, devido à necessidade de diferenciar os locais da concorrência e promover a sua identidade. Existem diversos projetos turísticos no interior do país que são construídos e carecem de comercialização. Estes visam a coesão territorial e ampliação de projetos de sucesso no interior. Neste sentido, foi criado o conceito de redes colaborativas, organizações que integram entidades públicas e/ou privadas e apresentam um foco territorial ou temático evidenciado na Estratégia de Turismo 2027.
O objetivo deste trabalho passa por compreender quais os fatores para alcançar o sucesso das redes, em termos de estratégia de marketing e comercialização. Foram realizadas entrevistas exploratórias a três redes colaborativas de sucesso para construir um instrumento de recolha de dados que permitisse identificar os fatores-chave de sucesso dessas redes colaborativas. Posteriormente, o questionário foi aplicado às dez redes colaborativas do nível III, definido pelo Turismo de Portugal, I.P., de forma a compreender o que falta às sete redes colaborativas para atingir uma estratégia de marketing de sucesso. Foram utilizados os programas Maxqda para a análise das entrevistas e o SPSS para a análise dos questionários. Os resultados demonstraram a importância da definição e planeamento dos Objetivos, Estratégia, Marketing-Mix, Orçamento e Controlo para o sucesso de uma estratégia de marketing, conduzindo à comercialização.
Este projeto contribui para que os gestores das redes colaborativas possam usar uma ferramenta que permita avaliar o sucesso das redes que gerem e atuar em conformidade. A dimensão da amostra e a respetiva limitação na análise de dados são identificadas como as limitações deste trabalho. Para pesquisas futuras pode ser relevante estender o estudo às trinta redes colaborativas existentes.
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Redes Colaborativas Marketing Territorial Turismo Sustentabilidade Sucesso