Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este documento designado por Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, é o resultado de um somatório de aprendizagens, vivências que nos levaram a ir mais além na busca incessante por uma melhor práxis na nossa intervenção pedagógica. O estágio realizou-se de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos básico e secundário. Foi realizado no 3º ciclo e secundário, na Escola Básica e Secundária de Arrifana, com um total de 14 alunos, no ano letivo 2019/20. Este relatório apresenta-se dividido em três capítulos principais. O primeiro consta essencialmente de uma análise reflexiva da minha carreira académica, e de uma descrição do percurso académico e profissional. O segundo aborda o desenvolvimento do processo Ensino/Aprendizagem, procuramos explanar o nosso processo de desenvolvimento pessoal/profissional, colocando ao longo deste capítulo algumas considerações pessoais. O terceiro capítulo, consiste na apresentação do projeto de estudo, que foi realizado ao longo do ano letivo 2019/2020, tendo como objetivo estudar quais as motivações intrínsecas e extrínsecas que levam os jovens à prática de Educação Física. Como forma de recolhermos os nossos dados recorremos à aplicação do “Questionário de Motivação dos alunos face à disciplina de Educação Física”, elaborado por Kobal (1996), e aplicado nas turmas do terceiro ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Arrifana. A amostra é composta por 146 alunos, 78 rapazes e 68 raparigas, sendo 118 alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e 28 do Ensino Secundário.

Description

Keywords

Questionário Motivação Intrínseca Motivação Extrínseca Género Educação Física

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License