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Authors
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Abstract(s)
A obesidade infantil é um importante desafio para a saúde pública face à sua
magnitude e gravidade. Desenvolver estratégias para a prevenção precoce é
fundamental para melhorar a qualidade de vida das gerações futuras. É necessário
criar ambientes protetores e desenvolver projetos que visem a adoção de estilos de
vida saudáveis pelas crianças. A escola constitui-se como o setting privilegiado para
esta intervenção.
O PIC decorreu na USP do ACeS Lisboa Central com o objetivo geral de
“Capacitar a comunidade escolar do 1º ciclo e as famílias para a adoção de estilos de
vida saudáveis para a prevenção da obesidade infantil durante o ano letivo 2018/2019”.
Foi utilizada a Metodologia do Processo de Planeamento em Saúde e os
Modelos de Literacia para a Saúde e de Promoção da Saúde, como modelos
norteadores. Para o diagnóstico da situação procedeu-se à análise estatística
descritiva dos resultados do questionário ESPIGA e QAI dirigido aos encarregados de
educação e à análise de conteúdo da entrevista semiestruturada dirigida aos
professores.
Após a priorização dos problemas identificados, formulámos os diagnósticos
emergentes e as estratégias selecionadas foram a capacitação e a EpS, tendo sido
desenvolvidas atividades promotoras da alimentação saudável e atividade física,
dirigidas às crianças, comunidade escolar e às famílias.
Todas as metas foram atingidas, a maioria dos encarregados de educação
definiu um plano de ação para melhorar os lanches, a maioria das crianças adquiriu
conhecimentos sobre alimentação saudável, todas as turmas aderiram ao concurso
“Turma + Saudável” e o manual de promoção da saúde em formato digital foi
disponibilizado.
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Keywords
Enfermagem comunitária Prevenção Obesidade pediátrica Saúde escolar Estilo de vida saudável