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A elaboração do presente relatório, pretende retratar o percurso de aprendizagens pessoais, profissionais e académicas que contribuíram para o desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediatria.
As oportunidades de aprendizagem experienciadas nos diferentes contextos, promoveram momentos de análise e de reflexão contribuindo para elevados níveis de julgamento clínico, essenciais para prática refletida e fundamentada, baseada na evidência científica e no regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem Especializados em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem.
O ponto de partida para este trabalho foi a necessidade de resposta a uma inquietação pessoal e profissional quanto à intervenção do enfermeiro na promoção das competências oro-motoras para a alimentação do recém-nascido pré-termo.
Sabe-se que os recém-nascidos pré-termo são especialmente vulneráveis às dificuldades alimentares, pelo que o suporte alimentar deverá corresponder a uma das intervenções prioritárias nos cuidados. Por este motivo, é fundamental compreender de que modo as intervenções de enfermagem promovem o desenvolvimento das competências oro-motoras e de que forma auxiliam o recém-nascido a reter, atingir ou manter a sua estabilidade ao nível da alimentação oral e gestão nutricional.
Com o trabalho desenvolvido espera-se contribuir para uma mudança positiva para melhorar a qualidade dos cuidados prestados e consequentemente para a excelência do exercício profissional. Pretende-se igualmente potenciar o desenvolvimento do conhecimento científico de enfermagem no âmbito da alimentação oral do recém-nascido pré-termo.
Estruturalmente o relatório será constituído pela justificação da problemática; pelo o referencial teórico; pelo enquadramento conceptual; pela apresentação do percurso formativo que levou à aquisição das competências comuns do enfermeiro especialista e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediatria; pela explicitação da importância de dar continuidade ao percurso iniciado através de projetos futuros e no seu termino as considerações finais.
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Keywords
Enfermagem pediátrica Recém-nascido prematuro Neurodesenvolvimento Enfermeiro especialista
