Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Literatura infantil e práticas para a promoção da educação intercultural na Educação Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Maria Leão, 16056, Relatório Final, 2018.pdf1.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica na vida da criança, pelo que é importante que se reflita sobre temáticas que cada vez estão mais presentes neste contexto, como a interculturalidade. O aumento da diversidade de culturas presente na nossa sociedade e, por sua vez, no jardim-de-infância, deve ser uma preocupação dos agentes educativos, refletindo sobre esta realidade e adotando medidas que promovam a integração destas crianças de forma positiva no ambiente educativo. Sendo a literatura infantil um dos grandes aliados no desenvolvimento das crianças, optámos por socorrermo-nos das suas potencialidades para a exploração desta temática. O livro é uma janela para o mundo, que possibilita à criança viajar e conhecê-lo, através da magia que transporta nas suas histórias. Neste sentido, ao longo da nossa Prática e Intervenção Supervisionada desenvolvemos atividades e proporcionámos momentos de partilha de ideias com o objetivo de promover a Educação Intercultural através da literatura infantil. Apesar do presente relatório se centrar na literatura infantil, tentámos também dar respostas a todas as áreas de conteúdo que as OCEPE apresentam.
Pre-school Education is the first stage of basic education in children’s lives, so it is important to reflect on topics that are progressively present in this approach, such as interculturality. The increase in the diversity of cultures nowaday in our society and, focusing, in kindergarden, should be a concern of educational agentes to reflect on this reality and to adopt measures that promote the integration of this children in a positive way in the educational environment. Since children's literature is one of the greatest allies in the development of children, we have chosen to benefit with their potencial for exploring this theme. Books are windows into the world, which enables the child to travel and experience it, through the magic books carry in their stories. This way, throughout our Practice and Supervised Intervention, we developed activities and provide moments of sharing ideas to put forward Intercultural Education through children’s literature. Although this report focuses on children's literature, we have also attempted to provide answers to all the content areas that OCEPE behold.

Description

Keywords

educação pré-escolar literatura infantil educação intercultural preschool education children's literature intercultural education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License