Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.15 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A crescente procura social da educação e expansão da oferta formativa no ensino superior,
despertou uma busca pela Qualidade educacional e um aumento da exigência consciente da
garantia da Qualidade. Esta mudança social originou mutações nos ambientes escolares,
alterando as suas necessidades e preocupações.
Como resposta às tendências verificadas nos diversos países Europeus, no âmbito da
avaliação do ensino superior e da garantia da Qualidade, surgiu em Portugal, em 2007, um
novo sistema de avaliação das instituições e dos seus ciclos de estudos. Consecutivamente a
esta iniciativa, foi criado um novo organismo com o fim de coordenar este sistema, a Agência
de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
No presente trabalho de investigação qualitativa, procura-se identificar o impacto da
avaliação e acreditação externa por parte da Agência, e o modo como o processo é realizado,
identificando benefícios e limitações associadas ao decorrer das atividades. No que diz
respeito à realização da investigação, o alvo de estudo é o Instituto Politécnico de Tomar. O
caso é tratado através da análise de documentação académica e assente em entrevistas
realizadas a diversos atores imprescindíveis ao processo de acreditação.
Após concluir o estudo de caso através da análise do conteúdo das entrevistas, foi possível
constatar que existem limitações inerentes ao processo de avaliação por parte da A3ES. Isto
é, no seu formato atual, algumas medidas não atendem às especificidades da dualidade do
ensino superior português. No entanto e apesar das deficiências do processo de avaliação
levado a cabo pela Agência, conclui-se que a sua presença é notável e essencial no
desenvolvimento da Qualidade do ensino superior português. Neste contexto, no presente
trabalho de projeto, tendo como referência a Instituição de Ensino Superior, objeto de estudo
de caso, são efetuadas um conjunto de propostas de melhoria.
Description
Keywords
Qualidade Instituição do ensino superior Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior Português Sistemas de Gestão da Qualidade