Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.86 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho tem como finalidade fazer uma reflexão sobre as diferentes formas e métodos de abordar o ensino da gramática. Pretende demonstrar-se que os alunos através de métodos ativos, nomeadamente pela abordagem ativa da descoberta, desenvolvem capacidades cognitivas, fazem aprendizagens significativas, e desenvolvem a consciência linguística e sintática. Neste sentido, desenvolvemos um trabalho prático sobre o estudo das funções
sintáticas, em duas turmas de 4º ano de escolaridade, do agrupamento de escolas Silva Gaio, em Coimbra. Numa das turmas, no grupo experimental, foram realizadas atividades de manipulação (deslocamento, substituição, supressão e adição), e na outra turma, grupo de controlo, foi usada uma metodologia tradicional de ensino expositivo. Os resultados revelaram que no grupo experimental os alunos foram capazes de descobrir regras e sistematizá-las, num trabalho interativo. Através das diversas situações de comunicação e discussão, os alunos demonstraram as suas capacidades comunicativas e reflexivas, contribuindo para a construção do seu conhecimento gramatical, o seu desenvolvimento cognitivo e fazendo aprendizagens significativas.
Description
Keywords
Gramática Língua Portuguesa Ensino da Gramática