Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Documento principal | 739.48 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A gravidez e o parto constituem um período na vida da mulher/casal,
caracterizado por complexas alterações a nível físico, psico-emocional e social, que
variam de pessoa para pessoa e de casal para casal, de acordo com uma
diversidade de fatores de carácter social, familiar, psicológicos, culturais e outros,
que requerem capacidade de adaptação e implicam necessidade de apoio por parte
da equipa de saúde, constituindo por isso um momento crucial em termos de
necessidades de educação para a saúde.
Desta forma, torna-se necessário informar e educar para uma mudança de
paradigma em que o casal seja o principal protagonista da experiência de parto,
realizando escolhas cada vez mais conscientes.
Assim, a adequada preparação pré-natal, tanto teórica como prática,
proporciona uma série de recursos à mulher grávida e ao casal que, quando chega
ao momento do trabalho de parto e parto lhes permite controlar os complexos
fatores de natureza psicológica/emocional, social, cultural e biológica que
influenciam todo este processo. Com esta investigação pretendemos atingir os
seguintes objetivos: compreender as vivências/expectativas das mulheres no
processo de nascimento e identificar o contributo da preparação para o parto na
satisfação com o trabalho de parto e nascimento.
Para a realização deste estudo optámos por uma pesquisa de natureza
qualitativa do tipo exploratório, sendo a amostragem selecionada por conveniência
e constituída por dez mulheres que experienciaram a vivência do trabalho de parto
e parto, após terem assistido a sessões de preparação para o parto durante o
período pré-natal.
A recolha de dados foi obtida por entrevista semi-estruturada. Estas foram
submetidas à análise de conteúdo, tendo subjacente os princípios propostos por
Laurence Bardin (2009). Da análise dos dados emergiram duas dimensões:
preparação para o parto e preparação para a parentalidade, onde se destacaram
12
cinco categorias: trabalho de parto, estratégias no alívio da dor, expectativas sobre
trabalho de parto, vivências e papel parental.
Os resultados deste estudo, tendo subjacente a teoria dos saberes de
Gérard Malglaive (1995), permitiram compreender o modo como estas mulheres
mobilizaram os seus saberes, de forma a vivenciarem o trabalho de parto e parto.
As mulheres souberam aplicar o que aprenderam nas aulas de preparação
para o parto e parentalidade, tornando-se protagonistas no processo de
nascimento.
Os pais demonstraram que mobilizaram saberes e aquisição de habilidades,
na medida em que lhes permitiu fazer face a situações novas, enaltecendo os
processos formativos durante o período pré-natal, como tendo sido momentos
fundamentais na aquisição de saberes e competências.
Description
Keywords
Trabalho de parto Preparação para o parto