Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Práticas de comunicação em contextos de organização e tratamento de dados

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta comunicação reporta-se às práticas de comunicação matemática de uma professora do 1.º ciclo do ensino básico na condução de tarefas de organização e tratamento de dados. Trata-se de um trabalho desenvolvido num contexto de trabalho de natureza colaborativa que segue uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa, na modalidade de estudo de caso. As práticas de comunicação da professora, caracterizadas pelo questionamento dos alunos, desafiando a sua participação nas discussões de sala de aula e valorizando o seu conhecimento matemático, assumem predominantemente o modo de comunicação reflexiva e o padrão de interação de discussão.
This paper refers to mathematical communication practices of a primary school teacher leading with tasks involving data handling. This is a work carried out on a collaborative context that follows a qualitative and interpretative methodology with a case study design. The communication teacher practices, characterized by the questioning of students, challenging their participation in classroom discussions and developing their mathematical knowledge, predominantly assume the reflective form of communication and the interaction pattern of discussion.

Description

Comunicação apresentada em XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática, Évora, 28-29 março 2015

Keywords

Comunicação matemática Práticas Tarefas Organização Tratamento de dados

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

CC License