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Motivações de compra dos consumidores de vinho mediante diferentes ocasiões de consumo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorCarvalho, Inês Maria Gomes Pinto de
dc.date.accessioned2019-01-18T11:28:42Z
dc.date.available2019-01-18T11:28:42Z
dc.date.issued2019-01-16
dc.description.abstractO mercado do vinho em Portugal, está cada vez mais dinâmico, e por esse motivo torna-se necessário aprofundar conhecimento sobre o comportamento deste tipo de consumidor. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as motivações de compra dos consumidores de vinho mediante diferentes ocasiões de consumo. Desta forma, pretende-se avaliar se existem diferenças nas motivações de compra dos consumidores, caso estes estejam perante diferentes ocasiões de consumo. Para responder a este objetivo, a autora baseou-se na teoria da cadeia de meios e fins, que tem por base não só os atributos do produto, mas também as consequências obtidas com o uso desse produto e os valores pessoais que conduzem as escolhas de compra dos consumidores (Gutman, 1982). Assim, foi possível perceber aquilo que o consumidor mais valoriza ao comprar um vinho, para diferentes ocasiões de consumo, não só em termos de atributos do mesmo (preço, sabor, tipo/estilo do vinho…), como de consequências que este deseja alcançar com a sua escolha (qualidade do vinho, socializar com os outros, complemento à comida…) e também que valores pessoais este quer preencher (diversão e prazer de viver, relações calorosas com os outros, excitação…). Na fundamentação teórica foi realizada uma analisa exploratória da literatura sobre os temas considerados relevantes para esta investigação, como o processo de decisão de compra do vinho, a teoria da cadeia de meios e fins de Gutman (1982), a influencia da situação de consumo no comportamento de compra, bem como os atributos, consequências e valores pessoais associados ao consumo de vinho. Com os resultados obtidos a partir do inquérito elaborado, foi possível concluir que existem diferentes motivações de compra dependendo da ocasião de consumo para a qual o individuo faz a escolha de um vinho.pt_PT
dc.identifier.tid202151077pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25706
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEscolha de um vinhopt_PT
dc.subjectOcasiões de consumopt_PT
dc.subjectMotivações de comprapt_PT
dc.subjectTeoria da cadeia de meios e finspt_PT
dc.subjectMeans-end chainpt_PT
dc.titleMotivações de compra dos consumidores de vinho mediante diferentes ocasiões de consumopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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