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Advisor(s)
Abstract(s)
Since its emergence in the 90s, augmented reality has been referred to as the superimposition of virtual objects on the view of the physical world, and holds a promise to fundamentally change the way we interact with the digital universe. However, AR was never able to achieve such objectives, and after the Google Glass Experiment in 2013, what is evident is a conflict between the research visions and consumer expectations. Seeing that reality is done through discursive practices and enactments, this thesis examines how AR is done by those who are involved in its development, its promotion and its use, through textual and discourse analysis, aiming to understand the vision behind its development. We first analyse the emergence and development of AR, following with the analysis of the Google Glass Experiment, as a materialization of the technology. Taking into consideration the potential for behavior and lifestyle change held in AR development, understanding the underlying discourses and visions is of crucial importance as we bring technology to our reality. As a result we have a better assessment of the current technology situation as well as insights for future development and solutions in the field of augmented reality.
Desde o seu surgimento nos anos 90, a realidade aumentada (RA) tem sido referida como a sobreposição de objetos virtuais na visão do mundo físico, e tem consigo a promessa de mudar fundamentalmente a maneira como interagimos com o universo digital. No entanto, a realidade aumentada nunca foi capaz de atingir tais objetivos e, após o Google Glass Experiment em 2013, o que fica evidente é um conflito entre as visões da pesquisa e as expectativas do consumidor. Vendo que a realidade se faz por meio de práticas e decretos discursivos, esta tese examina como a RA é construída por aqueles que estão envolvidos em seu desenvolvimento, sua promoção e seu uso, por meio da análise textual e do discurso, com o objetivo de compreender a visão por trás de seu desenvolvimento. Analisamos primeiro o surgimento e desenvolvimento da RA, seguindo com a análise do Google Glass Experiment, como uma materialização da tecnologia. Levando em consideração o potencial de mudança de comportamento e estilo de vida no desenvolvimento de RA, entender os discursos e visões subjacentes é de importância crucial à medida que trazemos a tecnologia para nossa realidade. Como resultado, temos uma melhor avaliação da situação atual da tecnologia, bem como percepções para o desenvolvimento futuro e soluções no campo da realidade aumentada.
Desde o seu surgimento nos anos 90, a realidade aumentada (RA) tem sido referida como a sobreposição de objetos virtuais na visão do mundo físico, e tem consigo a promessa de mudar fundamentalmente a maneira como interagimos com o universo digital. No entanto, a realidade aumentada nunca foi capaz de atingir tais objetivos e, após o Google Glass Experiment em 2013, o que fica evidente é um conflito entre as visões da pesquisa e as expectativas do consumidor. Vendo que a realidade se faz por meio de práticas e decretos discursivos, esta tese examina como a RA é construída por aqueles que estão envolvidos em seu desenvolvimento, sua promoção e seu uso, por meio da análise textual e do discurso, com o objetivo de compreender a visão por trás de seu desenvolvimento. Analisamos primeiro o surgimento e desenvolvimento da RA, seguindo com a análise do Google Glass Experiment, como uma materialização da tecnologia. Levando em consideração o potencial de mudança de comportamento e estilo de vida no desenvolvimento de RA, entender os discursos e visões subjacentes é de importância crucial à medida que trazemos a tecnologia para nossa realidade. Como resultado, temos uma melhor avaliação da situação atual da tecnologia, bem como percepções para o desenvolvimento futuro e soluções no campo da realidade aumentada.
Description
Keywords
Augmented reality Head-mounted display Human-computer interactions Interaction design Discourse analysis Master thesis