Repository logo
 
Publication

Brincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância

dc.contributor.advisorPereira, Ana de Fátima da Costa
dc.contributor.authorTuríbio, Andreia Filipa Coelho
dc.date.accessioned2023-11-09T10:24:08Z
dc.date.available2023-11-09T10:24:08Z
dc.date.issued2023-10
dc.description.abstractO tema deste relatório do projeto de investigação é a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infância e tem como principal objetivo compreender como podemos promover o desenvolvimento motor através do brincar e jogar, em contexto de creche e jardim de infância. No que diz respeito à metodologia utilizada, esta parte de uma investigação qualitativa que se insere numa metodologia de investigação-ação. Assim, tornou-se essencial a observação, as notas de campo, os registos multimédia, a análise documental e os inquéritos por entrevista às educadoras cooperantes. O tratamento e análise da informação recolhida permitiram compreender as conceções das educadoras e adequar as propostas de intervenção realizadas aos interesses e necessidades dos grupos de crianças. Das intervenções implementadas foram selecionadas duas em contexto de Creche e duas em contexto de Jardim de Infância, tendo em conta a sua relevância para a elaboração deste projeto de investigação. Estas permitiram-me proporcionar momentos de brincadeiras e jogos com o objetivo de promover o desenvolvimento motor das crianças. É de salientar que este estudo permite compreender a importância do desenvolvimento motor nas crianças, aliando-o ao jogo e à brincadeira. Além disso, como as atividades foram realizadas durante o período da COVID-19 (Coronavirus Disease 2019), o impacto do desenvolvimento motor na promoção da qualidade de vidas das crianças foi positivo.pt_PT
dc.description.abstractThe theme of this research project report is the importance of motor development in Early Childhood Education and its main objective is to understand how we can promote motor development through play and games in a nursery and kindergarten setting. As far as the methodology used is concerned, this is part of a qualitative investigation that is part of an action-research methodology. Observation, field notes, multimedia recordings, documentary analysis and interviews with the cooperating educators were therefore essential. Processing and analyzing the information gathered allowed us to understand the teachers' conceptions and adapt the intervention proposals to the interests and needs of the groups of children. Of the interventions implemented, two were selected in the Nursery context and two in the Kindergarten context, based on their relevance to this research project. These allowed me to provide moments of play and games with the aim of promoting children's motor development. It's worth noting that this study allows me to understand the importance of motor development in children, combining it with play and games. Furthermore, since the activities were carried out during the COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) period, the impact of motor development on promoting the children's quality of life was positive.pt_PT
dc.identifier.tid203473868
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47891
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectJogarpt_PT
dc.subjectPapel do/a educador/apt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectMotor developmentpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectRole of the educatorpt_PT
dc.subjectDaycarept_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.titleBrincar e jogar: a importância do desenvolvimento motor na Educação de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VersaoFinal_AndreiaTuribio.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: