Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto das novas tecnologias de informação e comunicação de adultos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE_HelenaNabais.pdf2.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Ao longo deste trabalho pretende-se responder às questões Qual o impacto das Novas Tecnologias num adulto de baixa qualificação e cujo primeiro contacto com o computador seja feito por meio da frequência de uma acção de formação? Uma outra questão que decorre a partir da primeira será: Podem as TIC tornar-se algo imprescindível no dia-a-dia do adulto? Estas questões são o ponto de partida para a realização deste estudo. Com um carácter mais exploratório tentou-se procurar respostas fazendo uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de competências do adulto no âmbito das novas tecnologias de informação e comunicação, tendo em consideração que estamos na era das novas tecnologias. São abordados vários conceitos relacionados com a formação de adultos e é tido em consideração o baixo nível de qualificação da grande maioria da população activa portuguesa. Na segunda parte é apresentada a análise do inquérito aplicado que teve como objectivo principal os canais formais ou informais de aquisição de competências no âmbito das novas tecnologias de informação e comunicação. Por fim, conclui-se que Portugal tem ainda muitos adultos com um baixo nível de qualificação e com poucas competências no âmbito das TIC. De uma forma geral, os adultos inquiridos não se demonstram muito motivados para a utilização das novas tecnologias, à excepção de duas situações em particular, a primeira se a frequência de uma acção de formação for a curto prazo um meio para arranjar emprego, a segunda situação prende-se com exigências da entidade patronal.
Throughout this paper, one aims to answer the following questions, what is the impact of new technologies and how it affects a low skilled level adult and whose first contact with the computer is done by attending a training course? Another issue that arises from the first is: Can ICT become so essential to adult’s everyday life? These questions are the starting point for this study. Furthermore this study sought more exploratory answers brainstorming the importance of developing skills of adults in the new information technologies and communication, bearing in mind that we are in the era of new technologies. Various concepts are addressed related to adult training and it is taken into account the low level of qualification of the majority of the active population. The second part presents the analysis of the survey that aimed to apply the main formal or informal channels for acquiring skills in the new information technologies and communication. Finally, one concludes that Portugal still has many adults with low skill levels and few skills in ICT. In general the adults surveyed did not demonstrate very motivated to use of new technologies, except for two situations in particular, the first to attend a training course as a way to get a job in a short term, the second situation holds with requirements/demands of the employer.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License