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O comportamento de compra de souvenirs gastronómicos e a preferência quanto aos seus atributos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNeves, Cidália
dc.contributor.authorCrozariol, Natalie
dc.date.accessioned2020-10-23T15:21:13Z
dc.date.available2020-10-23T15:21:13Z
dc.date.issued2020-09-14
dc.description.abstractNa busca por atividades e experiências ligadas à gastronomia, torna-se relevante explorar os souvenirs gastronómicos, ou seja, comida e bebidas típicas do local visitado, que funcionam como souvenirs ao serem transportados para casa pelos turistas. Apesar de este tipo de souvenir demonstrar uma maior capacidade de refletir o destino visitado, em comparação com os souvenirs mais massificados, há um reduzido número de trabalhos publicados sobre o tema até à data. Neste sentido, pretendeu-se desenvolver um trabalho de investigação que contribuísse, tanto a nível teórico, como prático, para o preenchimento dessa lacuna. Deste modo, esta dissertação tem como objetivo principal analisar o comportamento de compra de souvenirs gastronómicos e a importância dos seus atributos. De forma a dar resposta aos objetivos desta dissertação, optou-se por uma metodologia mista, composta por um estudo qualitativo, através de entrevistas exploratórias realizadas a retalhistas (22 entrevistados) e, posteriormente, por um estudo quantitativo, assente num inquérito por questionário direcionado a turistas (411 inquiridos). Através da realização desta dissertação foi possível, por um lado, concluir que os atributos apresentam uma elevada importância na compra de souvenirs gastronómicos e, por outro, determinar o comportamento de compra destes produtos. Os resultados indicam que os atributos mais valorizados na perspetiva turística são: relação com a cultura local; sabor; alta qualidade; produção local; e facilidade de transporte da embalagem. Os resultados obtidos permitem ainda concluir que, na maioria dos casos, a perspetiva dos retalhistas coincide com a dos turistas. Os resultados desta investigação enriquecem não só o conhecimento académico acerca do tema, que se encontra pouco explorado, como também traz implicações úteis para as empresas de produção e comercialização de souvenirs gastronómicos, que poderão adaptar os seus produtos e estratégias de marketing à procura turística.pt_PT
dc.identifier.tid202522890pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33780
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSouvenirs gastronómicospt_PT
dc.subjectSouvenirspt_PT
dc.subjectComportamento de compra de souvenirspt_PT
dc.subjectAtributos dos souvenirspt_PT
dc.titleO comportamento de compra de souvenirs gastronómicos e a preferência quanto aos seus atributospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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