Repository logo
 
Publication

O desafio dos profissionais de educação nos dias de hoje

dc.contributor.advisorRamalho, Susana Costa
dc.contributor.authorCardoso, Joana Maria Bandeira de Melo Barreiros
dc.date.accessioned2018-01-19T12:40:27Z
dc.date.available2018-01-19T12:40:27Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente estudo qualitativo aborda o desenvolvimento da prática educativa face às questões familiares que ocorrem na sociedade atual, tendo como objetivo principal compreender de que forma a as questões familiares desafiam a prática educativa. Desta forma, a investigação apresentada foi realizada através de uma recolha documental e de testemunhos reais, que partilharam as suas perceções acerca das questões familiares atuais e da sua influência na prática dos profissionais de educação. No estudo é apresentado uma breve análise sobre o conceito de família e a evolução desta ao longo dos anos, e ainda uma reflexão pormenorizada sobre os dados recolhidos através das entrevistas, onde participaram pais, profissionais de educação e ainda um profissional de coaching parental. A investigação desenvolvida tentou compreender de que forma as mudanças familiares implicam a sociedade e, assim, a prática educativa, identificando, segundo as perceções dos participantes, quais os maiores desafios da prática educativa atual. É possível mencionar que todos participantes do estudo consideram e defendem que a família tem um papel significativo no desenvolvimento da sociedade e, com isso, na prática educativa, tornando-se imperioso que as instituições e os profissionais de educação se esforcem por desenvolver um trabalho permanente de adaptação perante a realidade atual.pt_PT
dc.description.abstractThis qualitative study approaches the educational practice’s development in relation to family themes matters that occur in today’s society, its main goal is to understand in what way can family affairs defy the educational practice. Therefore, this investigation was made from a documentary collection and from real life testimonies, where the interviewed shared their perceptions about family matters and its influence towards educational pratices and their professionals. This study presents an analysis about family concept and its evolution throughtout the years. It is a detailed reflection on the collected interview data where parents, education professionals and a professional parental coach participated. The goal of the developed investigation is to understand in which way can family changes influence society and therefore the educational practice identifying according to the participants perception the biggest challenges of today’s educational practice. It is possible to mention that all the study’s participants consider and defend that family has a significant role in the society’s development and with it in educational practice. This makes it crucial for institutions and their educational professionals to make an effort to develop a permanent work of adaptation to today’s reality.pt_PT
dc.identifier.tid201857014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20624
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectEducational Practicept_PT
dc.titleO desafio dos profissionais de educação nos dias de hojept_PT
dc.title.alternativeAs Implicações das mudanças familiarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE MESTRADO JOANA BC FINAL FINAL.pdf
Size:
872.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: