Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O desafio dos profissionais de educação nos dias de hoje

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE MESTRADO JOANA BC FINAL FINAL.pdf872.81 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo qualitativo aborda o desenvolvimento da prática educativa face às questões familiares que ocorrem na sociedade atual, tendo como objetivo principal compreender de que forma a as questões familiares desafiam a prática educativa. Desta forma, a investigação apresentada foi realizada através de uma recolha documental e de testemunhos reais, que partilharam as suas perceções acerca das questões familiares atuais e da sua influência na prática dos profissionais de educação. No estudo é apresentado uma breve análise sobre o conceito de família e a evolução desta ao longo dos anos, e ainda uma reflexão pormenorizada sobre os dados recolhidos através das entrevistas, onde participaram pais, profissionais de educação e ainda um profissional de coaching parental. A investigação desenvolvida tentou compreender de que forma as mudanças familiares implicam a sociedade e, assim, a prática educativa, identificando, segundo as perceções dos participantes, quais os maiores desafios da prática educativa atual. É possível mencionar que todos participantes do estudo consideram e defendem que a família tem um papel significativo no desenvolvimento da sociedade e, com isso, na prática educativa, tornando-se imperioso que as instituições e os profissionais de educação se esforcem por desenvolver um trabalho permanente de adaptação perante a realidade atual.
This qualitative study approaches the educational practice’s development in relation to family themes matters that occur in today’s society, its main goal is to understand in what way can family affairs defy the educational practice. Therefore, this investigation was made from a documentary collection and from real life testimonies, where the interviewed shared their perceptions about family matters and its influence towards educational pratices and their professionals. This study presents an analysis about family concept and its evolution throughtout the years. It is a detailed reflection on the collected interview data where parents, education professionals and a professional parental coach participated. The goal of the developed investigation is to understand in which way can family changes influence society and therefore the educational practice identifying according to the participants perception the biggest challenges of today’s educational practice. It is possible to mention that all the study’s participants consider and defend that family has a significant role in the society’s development and with it in educational practice. This makes it crucial for institutions and their educational professionals to make an effort to develop a permanent work of adaptation to today’s reality.

Description

Keywords

Sociedade Família Prática Educativa Society Family Educational Practice

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue