Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de atividade e desenvolvimento profissional. A direção de turma

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

No presente relatório encontram-se descritas as atividades e a experiência acumulada ao longo de mais de vinte anos na área da Administração Educacional, incluindo os cargos desempenhados, com especial destaque para a Direção de Turma, que constitui o objecto central deste trabalho. Pretende-se, a partir da experiência acumulada ao longo de vinte anos, no desempenho de um cargo de gestão intermédia, a Direção de Turma, inserida num campo mais vasto que é a Administração e Gestão de uma escola, conduzir à reflexão sobre o que é atualmente e o que pode vir a ser o papel do Diretor de Turma. Em especial o Diretor de Turma dos Cursos de Educação e Formação (CEF´s) e dos Cursos Profissionais. O Diretor de Turma, no âmbito das competências que lhe são atribuídas pela legislação nacional e pelo Regulamento Interno da escola, é um dos principais atores na coordenação pedagógica das atividades a desenvolver pela turma. Por outro lado, é o interveniente principal nas relações que se estabelecem entre a escola e a comunidade educativa, com destaque para a relação entre a escola e os pais/encarregados de educação, tendo o aluno como ator central no processo de ensino-aprendizagem. Com o aumento dos anos de escolaridade obrigatória e as condições criadas pela legislação nacional, os jovens permanecem na escola durante mais anos, mesmo que não progridam no nível de escolaridade. Numa tentativa de dotar os alunos do nível de escolaridade obrigatória, foram criados os Cursos de Educação e Formação (CEF´s) e os Cursos Profissionais, prevendo, a legislação, mecanismos para que os alunos permaneçam na escola até ao final do ano letivo mesmo quando ultrapassam o limite de faltas, independentemente da sua idade. Tais condições são propiciadoras de clima inadequado para a progressão dos alunos da turma, influenciando deste modo os números do sucesso escolar. Considerando o Diretor de Turma como responsável da coordenação pedagógica das atividades a desenvolver pela turma, apresenta-se uma proposta de intervenção na qual se prevê uma reorganização, na prática, do processo de ensino-aprendizagem a partir da liderança exercida pelo Diretor de Turma, que deverá ser um professor dotado de facilidade de comunicação e bom relacionamento no domínio das relações interpessoais, com o devido apoio da Direção da escola.

Description

Keywords

Liderança Comunicação Coordenação pedagógica Relações interpessoais Sucesso escolar

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue