Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O conto popular no desenvolvimento da mente infantil e seu interesse em contexto pedagógico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Autor.pdf14.19 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

É a brincar que a criança aprende a estar no mundo e a ser cidadã. Apesar de as crianças terem as suas próprias vivências, as suas brincadeiras também reproduzem vivências dos adultos.Os contos populares são fontes vivas de ensinamentos que ajudam a criança a conhecer-se a si e ao Outro, a compreender o mundo, ao mesmo tempo que estimulam a sua imaginação. Este universo mágico-poético, que habita e incrementa o imaginário individual e coletivo, coloca-nos algumas perguntas. Uma das mais espantosas questões que o conto nos coloca é a da sua sobrevivência e significação num mundo em constante mutação. Associadas a esta questão, existem outras igualmente pertinentes: a natureza deste tipo de literatura; o seu percurso desde tempos imemoriais até aos nossos dias; as personagens que convivem nesse universo; a importância do maravilhoso para as crianças e o despertar do seu imaginário; o significado profundo desses contos para a mente infantil e a sua utilidade em contexto pedagógico. Valores como a amizade, a partilha, a solidariedade, o respeito pelo outro, são salientados nestas obras de arte. Este facto permite-nos afirmar que, a presença assídua destas narrativas nas nossas práticas pedagógicas são essenciais para que as nossas crianças se motivem pelo conhecimento, aprendam e alicercem valores fundamentais na formação da sua personalidade. Este estudo permitiu-nos sublinhar que os contos populares continuam muito vivos, atuais e a fezer as delícias dos mais pequenos.

Description

Keywords

Conto Popular Narrador Receção Valores Imaginário

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue