Repository logo
 
Publication

A avaliação como promoção da aprendizagem dos alunos

dc.contributor.authorCasanova, Maria Prazeres
dc.date.accessioned2016-01-29T16:06:41Z
dc.date.available2016-01-29T16:06:41Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractCompete aos Centros de Formação de Associação de Escolas desenvolver a formação contínua de docentes, visando satisfazer as prioridades formativas em contexto escolar, tendo como referência os projetos educativos e curriculares, visando a melhoria da qualidade do ensino e dos resultados da aprendizagem dos alunos. Promove ainda a partilha de conhecimentos e skills, entre pares, orientados para o desen-volvimento profissional, tendo como objetivo consolidar a organização e autonomia da escola (cf. Decreto-Lei n.º 22/2014, artigo 4). Definimos como objetivos desta investigação: • Identificar as áreas/domínios e modalidades de formação; • Analisar a avaliação dos formandos relativa às ações frequentadas; • Conhecer as prioridades de frequência nas ações de formação. A metodologia utilizada nesta investigação é de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando o inquérito como instrumento de resposta fechada em escala de Likert e uma questão de resposta aberta, aplicado aos formandos-docentes em formação no ano letivo 2013/2014. No presente estudo analisaremos os dados recolhidos relativamente a todas as ações realizadas neste Centro de Formação, considerando as diferentes áreas/domínios, modalidades, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores em vigor. Parece-nos que a avaliação da oferta formativa, por parte dos formandos, é muito significativa para a redefinição das prioridades formativas, de acordo com as necessidades identificadas quer pelos formandos quer ainda pelos Diretores dos Agrupamentos de Escolas ou Escolas não Agrupadas. Este processo avaliativo contribui também para a melhoria da qualidade dos serviços de formação contínua prestados pelo Centro de Formação, nomeadamente a nível da mobilização de recursos humanos qualificados e partilha de conhecimento por via de metodologias inovadoras e contextualizadas, numa lógica de resolução de problemas educativos.pt_PT
dc.identifier.citation(2015). A Avaliação como Promoção da Aprendizagem dos Alunos. Teresa Estrela et al. Atas do XXII Congresso da AFIRSE: Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação. Lisboa: Educa/Afirse (pp.1282-1290).pt_PT
dc.identifier.isbn9789898272256
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11127
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEduca/Afirse.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://afirse.ie.ul.pt/wp-content/uploads/2016/01/AtasAFIRSE2015.pdfpt_PT
dc.subjectAvaliação de alunospt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleA avaliação como promoção da aprendizagem dos alunospt_PT
dc.title.alternativeL'evaluation comme promotion de l'apprentissage des élevespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1290pt_PT
oaire.citation.startPage1282pt_PT
oaire.citation.titleDiversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Avaliação como promoção da aprendizagem.pdf
Size:
340.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: