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Authors
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Abstract(s)
Este trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio com Relatório,
inserida no plano de estudos do 10º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área
de Especialização à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem
de Lisboa. Tem como finalidade expor as atividades e estratégias realizadas para
o desenvolvimento de competências especializadas ao longo do terceiro
semestre, tendo em consideração a problemática escolhida, ou seja, o Cuidado
Culturalmente Competente à Pessoa em Situação Crítica.
O cuidado de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e sua família requer,
por parte do enfermeiro, o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas,
comunicacionais, relacionais e das ciências humanas. Esta necessidade emerge
quando se presta um cuidado centrado na pessoa e sua família, tendo em
consideração as suas características únicas e individuais. Acrescem, ainda, os
desafios impostos pela multiculturalidade, decorrentes dos processos migratórios
e da globalização, para uma prática de cuidados que vise o bem-estar da pessoa
cuidada e sua família, para o incremento da qualidade e o desenvolvimento da
Praxis da Enfermagem. Surge, assim, por parte do enfermeiro, a necessidade de
desenvolver competências especializadas para a gestão da diversidade cultural,
caminhando para um cuidado mais centrado na pessoa e sua família e para uma
Enfermagem Avançada.
O referencial teórico eleito, como linha orientadora de cuidados, foi o Modelo
de Avaliação Transcultural de Giger e Davidhizar, uma vez que assenta no
reconhecimento das diferenças culturais de cada pessoa e família e na prestação
dos melhores cuidados, tendo como referencial a especificidade e unicidade de
cada um.
Description
Keywords
Enfermagem de cuidados intensivos Assistência à saúde culturalmente competente Cuidados críticos Unidades de cuidados intensivos Serviço hospitalar de emergência