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Das competências parentais à promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância :
| dc.contributor.advisor | Vinagre, Maria da Graça | |
| dc.contributor.author | Lampreia, Andreia Filipa Veloso | |
| dc.date.accessioned | 2017-01-13T15:27:56Z | |
| dc.date.available | 2017-01-13T15:27:56Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2014) as crianças representam o futuro, pelo que, garantir o seu crescimento e desenvolvimento saudável deveria ser uma preocupação primordial de todas as sociedades. Os primeiros cinco anos são particularmente importantes para o desenvolvimento cerebral, mas os três primeiros, são os mais críticos na formação da arquitetura cerebral da criança (Oficina de Educação e Cultura da Organização dos Estados Americanos, 2010). A transição para a parentalidade exige aos pais a adaptação a novos papéis e responsabilidades, o que requer uma reorganização da dinâmica pessoal/familiar. Neste sentido, os enfermeiros assumem-se como recursos fundamentais para este apoio aos pais uma vez que, pais que recebem um bom apoio emocional e que experimentam múltiplas oportunidades de aprendizagem atitudinal e de desenvolvimento conceptual podem ser pais mais autónomos e mais competentes para estimular o desenvolvimento do filho. Desta forma, tornou-se pertinente aprofundar conhecimentos sobre as dificuldades e necessidades dos pais no exercício da parentalidade com vista à promoção de uma parentalidade positiva como intervenção de enfermagem promotora de uma adequado desenvolvimento psicoafetivo da criança. A partir de uma metodologia apoiada na filosofia de cuidados centrados na família e nos referenciais teóricos de Meleis, foi traçado um percurso formativo tendo-se como objetivos: desenvolver competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem e promover a utilização de estratégias facilitadoras do desenvolvimento de competências parentais durante a primeira infância. Assim, através de uma análise crítica e reflexiva, este relatório retrata as atividades realizadas nos diferentes contextos de estágio evidenciando o desenvolvimento de competências e o contributo de saberes e estratégias para a problemática em estudo e, consequentemente para o avanço da enfermagem. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201547295 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/17519 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_PT |
| dc.subject | Parentalidade | pt_PT |
| dc.subject | Enfermeiro especialista | pt_PT |
| dc.title | Das competências parentais à promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância : | pt_PT |
| dc.title.alternative | desafios para o enfermeiro especialista | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |
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