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Abstract(s)
A responsabilidade social assume-se numa estratégia diferenciadora das atividades das
empresas com internacionalização nos países em desenvolvimento, configurando-se
num indicador de sucesso na promoção de uma visão integrante e integradora. O
presente estudo tem como principal objetivo analisar e caraterizar a responsabilidade
social das empresas portuguesas de construção civil, nas suas atividades em Angola,
enquadrando-se numa perspetiva de investimento e de internacionalização empresarial.
Trata-se de um estudo de natureza exploratória, com uma abordagem quantitativa, tendo
participado oito empresas portuguesas de construção civil em Angola, que responderam
a um inquérito por questionário, com questões sobre o seu posicionamento perante a
responsabilidade social, práticas da responsabilidade social e vantagens/dificuldades
sentidas na sua implementação. Os principais resultados mostraram que as empresas
portuguesas de construção civil em Angola possuem códigos de conduta que orientam
as suas atividades neste país, pese embora as atividades internacionais não se encontram
claramente especificadas; é a Sede das empresas que define as estratégias de
responsabilidade social com uma parca participação dos representantes locais. Apesar
das suas práticas espelharem uma preocupação com uma responsabilidade social interna
e externa, subsistem alguns aspetos de melhoria no desenvolvimento da sua atividade.
Embora reconheçam vantagens na implementação da responsabilidade social, as
dificuldades associam-se à ausência de incentivos, instabilidade política, fragilidade
económica e falta de exigência por parte dos consumidores. Pela importância crescente
da responsabilidade social nos países em desenvolvimento, investigações futuras devem
ser realizadas no sentido de refletirem, de forma mais acurada, as atividades de
responsabilidade social que são desenvolvidas pelas empresas portuguesas em contexto
angolano.
Description
Keywords
responsabilidade social, parceiros, Angola, ética empresarial