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Abstract(s)
O AVC é a doença neurológica mais comum no mundo e, igualmente, uma das
mais incapacitantes. São inúmeras as alterações decorrentes do AVC, contudo as
limitações motoras são as mais comuns, conduzindo a constrangimentos na marcha
e controlo postural, alterações no equilíbrio e coordenação motora, hemiparesia e
espasticidade, traduzindo-se, assim, em alterações ao nível da mobilidade da pessoa,
comprometendo a sua capacidade de interação com o ambiente, a sua autonomia e
capacidade de desempenhar o autocuidado.
Neste contexto, é inegável a importância da intervenção do EEER no âmbito
da reeducação motora da pessoa com AVC, sendo essencial na maximização da
funcionalidade, na promoção da autonomia e capacitação da pessoa e família na
concretização do seu autocuidado. Assim, a Teoria do Défice do Autocuidado revelou se estruturante no processo de tomada de decisão, implementação de intervenções e
monitorização dos ganhos em saúde.
O presente documento consiste na descrição, análise e reflexão sobre as
atividades no percurso de aprendizagem em Ensino Clínico, considerando os
objetivos delineados no Projeto de Formação, com o intuito de desenvolver
competências comuns e específicas de Enfermeira Especialista em Enfermagem de
Reabilitação e competências inerentes ao grau de Mestre, de acordo com os
descritores de qualificação específicos.
Posto isto, foi possível constatar que a intervenção do EEER, na pessoa com
alteração da mobilidade por AVC, assenta na maximização da força muscular,
coordenação motora, marcha, estabilidade postural, amplitude articular e função
propriocetiva e na capacitação da pessoa para o autocuidado nas AVD. A aplicação
de instrumentos de avaliação sensíveis, rigorosos e validados permitiram dar
visibilidade aos ganhos em saúde decorrentes da intervenção do EEER.
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Keywords
Enfermagem em reabilitação Acidente vascular cerebral Reabilitação neurológica