Repository logo
 
Publication

A importância das visitas de estudo virtuais na motivação de alunos/as do 5º ano para a aprendizagem das ciências

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
dc.contributor.advisorSilveira, Susana Maria Mendes, 1967-
dc.contributor.authorLeitão, Inês Filipa Calvário
dc.date.accessioned2023-06-05T08:43:50Z
dc.date.available2023-06-05T08:43:50Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, sendo constituído pela componente investigativa e pela componente reflexiva. Estando sensibilizada para as mudanças necessárias no paradigma educativo para motivar os/as alunos/as face aos estímulos externos constantes, a estagiária decidiu investigar uma estratégia didática que coloca o/a aluno/a como construtor/a do seu conhecimento. Realizou um Estudo de Caso numa turma do 5º ano de escolaridade para perceber a importância que as Visitas de Estudo Virtuais assumem no Ensino das Ciências e também entender de que forma a motivação influencia a envolvência dos alunos/as no seu processo de aprendizagem. Para sustentar a sua prática procedeu à análise de documentos diversos, o que lhe permitiu aprofundar o seu conhecimento sobre o papel do/a Professor/a enquanto investigador/a e mediador/a na construção de aprendizagens significativas, conhecer melhor os pressupostos destas estratégias de ensino e de aprendizagem, identificando as suas vantagens e limitações. A intervenção trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de carácter interpretativo ancorado num estudo de caso, através da qual os/as alunos/as puderam contactar com Visitas de Estudo Virtuais e foi possível perceber que as mesmas os/as motivaram a querer saber mais e a estar mais envolvidos/as na construção do seu próprio conhecimento, tornando-se mais autónomos/as e inquiridores/as. Também foi notória a aplicação de conhecimentos prévios a outros contextos, o que revela o desenvolvimento da capacidade de mobilização de conhecimentos. Na componente reflexiva apresenta-se sumariamente a experiência vivenciada nos diferentes contextos de Prática Educativa Supervisionada e os contributos destas para as futuras Práticas Educativas da estagiária.pt_PT
dc.identifier.tid203318897pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45060
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino das Ciênciaspt_PT
dc.subjectVisitas de Estudo Virtuaispt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem Significativapt_PT
dc.subjectEstudos de Casopt_PT
dc.titleA importância das visitas de estudo virtuais na motivação de alunos/as do 5º ano para a aprendizagem das ciênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
INES_LEITAO.pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: