Publication
A importância das visitas de estudo virtuais na motivação de alunos/as do 5º ano para a aprendizagem das ciências
dc.contributor.advisor | Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- | |
dc.contributor.advisor | Silveira, Susana Maria Mendes, 1967- | |
dc.contributor.author | Leitão, Inês Filipa Calvário | |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T08:43:50Z | |
dc.date.available | 2023-06-05T08:43:50Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, sendo constituído pela componente investigativa e pela componente reflexiva. Estando sensibilizada para as mudanças necessárias no paradigma educativo para motivar os/as alunos/as face aos estímulos externos constantes, a estagiária decidiu investigar uma estratégia didática que coloca o/a aluno/a como construtor/a do seu conhecimento. Realizou um Estudo de Caso numa turma do 5º ano de escolaridade para perceber a importância que as Visitas de Estudo Virtuais assumem no Ensino das Ciências e também entender de que forma a motivação influencia a envolvência dos alunos/as no seu processo de aprendizagem. Para sustentar a sua prática procedeu à análise de documentos diversos, o que lhe permitiu aprofundar o seu conhecimento sobre o papel do/a Professor/a enquanto investigador/a e mediador/a na construção de aprendizagens significativas, conhecer melhor os pressupostos destas estratégias de ensino e de aprendizagem, identificando as suas vantagens e limitações. A intervenção trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de carácter interpretativo ancorado num estudo de caso, através da qual os/as alunos/as puderam contactar com Visitas de Estudo Virtuais e foi possível perceber que as mesmas os/as motivaram a querer saber mais e a estar mais envolvidos/as na construção do seu próprio conhecimento, tornando-se mais autónomos/as e inquiridores/as. Também foi notória a aplicação de conhecimentos prévios a outros contextos, o que revela o desenvolvimento da capacidade de mobilização de conhecimentos. Na componente reflexiva apresenta-se sumariamente a experiência vivenciada nos diferentes contextos de Prática Educativa Supervisionada e os contributos destas para as futuras Práticas Educativas da estagiária. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203318897 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45060 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino das Ciências | pt_PT |
dc.subject | Visitas de Estudo Virtuais | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_PT |
dc.subject | Estudos de Caso | pt_PT |
dc.title | A importância das visitas de estudo virtuais na motivação de alunos/as do 5º ano para a aprendizagem das ciências | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |