Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.77 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, sendo constituído pela componente investigativa e pela componente reflexiva.
Estando sensibilizada para as mudanças necessárias no paradigma educativo para motivar os/as alunos/as face aos estímulos externos constantes, a estagiária decidiu investigar uma estratégia didática que coloca o/a aluno/a como construtor/a do seu conhecimento. Realizou um Estudo de Caso numa turma do 5º ano de escolaridade para perceber a importância que as Visitas de Estudo Virtuais assumem no Ensino das Ciências e também entender de que forma a motivação influencia a envolvência dos alunos/as no seu processo de aprendizagem. Para sustentar a sua prática procedeu à análise de documentos diversos, o que lhe permitiu aprofundar o seu conhecimento sobre o papel do/a Professor/a enquanto investigador/a e mediador/a na construção de aprendizagens significativas, conhecer melhor os pressupostos destas estratégias de ensino e de aprendizagem, identificando as suas vantagens e limitações.
A intervenção trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de carácter interpretativo ancorado num estudo de caso, através da qual os/as alunos/as puderam contactar com Visitas de Estudo Virtuais e foi possível perceber que as mesmas os/as motivaram a querer saber mais e a estar mais envolvidos/as na construção do seu próprio conhecimento, tornando-se mais autónomos/as e inquiridores/as. Também foi notória a aplicação de conhecimentos prévios a outros contextos, o que revela o desenvolvimento da capacidade de mobilização de conhecimentos.
Na componente reflexiva apresenta-se sumariamente a experiência vivenciada nos diferentes contextos de Prática Educativa Supervisionada e os contributos destas para as futuras Práticas Educativas da estagiária.
Description
Keywords
Ensino das Ciências Visitas de Estudo Virtuais Motivação Aprendizagem Significativa Estudos de Caso