Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância das visitas de estudo virtuais na motivação de alunos/as do 5º ano para a aprendizagem das ciências

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
INES_LEITAO.pdf1.77 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico, sendo constituído pela componente investigativa e pela componente reflexiva. Estando sensibilizada para as mudanças necessárias no paradigma educativo para motivar os/as alunos/as face aos estímulos externos constantes, a estagiária decidiu investigar uma estratégia didática que coloca o/a aluno/a como construtor/a do seu conhecimento. Realizou um Estudo de Caso numa turma do 5º ano de escolaridade para perceber a importância que as Visitas de Estudo Virtuais assumem no Ensino das Ciências e também entender de que forma a motivação influencia a envolvência dos alunos/as no seu processo de aprendizagem. Para sustentar a sua prática procedeu à análise de documentos diversos, o que lhe permitiu aprofundar o seu conhecimento sobre o papel do/a Professor/a enquanto investigador/a e mediador/a na construção de aprendizagens significativas, conhecer melhor os pressupostos destas estratégias de ensino e de aprendizagem, identificando as suas vantagens e limitações. A intervenção trata-se de um estudo de natureza qualitativa e de carácter interpretativo ancorado num estudo de caso, através da qual os/as alunos/as puderam contactar com Visitas de Estudo Virtuais e foi possível perceber que as mesmas os/as motivaram a querer saber mais e a estar mais envolvidos/as na construção do seu próprio conhecimento, tornando-se mais autónomos/as e inquiridores/as. Também foi notória a aplicação de conhecimentos prévios a outros contextos, o que revela o desenvolvimento da capacidade de mobilização de conhecimentos. Na componente reflexiva apresenta-se sumariamente a experiência vivenciada nos diferentes contextos de Prática Educativa Supervisionada e os contributos destas para as futuras Práticas Educativas da estagiária.

Description

Keywords

Ensino das Ciências Visitas de Estudo Virtuais Motivação Aprendizagem Significativa Estudos de Caso

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue