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Conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiro

dc.contributor.advisorAlves, Dina
dc.contributor.advisorCastro, Ana
dc.contributor.authorFigueira, Fernanda Rosa Grillo
dc.date.accessioned2018-01-03T11:02:36Z
dc.date.available2018-01-03T11:02:36Z
dc.date.issued2017-12
dc.descriptionDis s e rta ção de Me s trado em Des envolvimento e Perturba çõe s da Linguagem na Criança Áre a de Espe cia liza ção em Te rapia da Fa la e Pe rturba çõe s da Linguagem
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal caracterizar o conhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e de português brasileiro, num processo de nomeação por confrontação visual. Participaram no estudo 11 crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, falantes bilingues de PE e PB, a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. É um estudo do tipo transversal, descritivo e comparativo, que teve por base para a avaliação o subteste Vocabulário do instrumento de linguagem infantil ABFW (Andrade, Befi-Lopes, Fernandes & Wertzner, 2011), subteste que consiste na verificação de nove campos concetuais – vestuário, animais, alimentos, meios de transporte, móveis e utensílios, profissões, locais, formas e cores, brinquedos e instrumentos musicais. As respostas das crianças foram analisadas qualitativa e quantitativamente. Como o teste é destinado à população brasileira, fez-se um controlo com adultos falantes nativos de português europeu para verificar quais os vocábulos que têm diferentes rótulos nas duas línguas. Verificou-se que as crianças bilingues preferem nomear uma palavra de PB em PE. Com base nas respostas das crianças, considera-se que de acordo com as dimensões do bilinguismo, as criaças deste estudo enquadram-se no bilinguismo subtrativo, infantil e endógeno.pt_PT
dc.description.abstractThe goal of this study is to characterise the lexical knowledge of bilingual children, who speak European Portuguese and Brazilian Portuguese, in a process of nomination by visual confrontation. Eleven bilingual (EP and BP) children, ages ranging from six to 11 years old, and attending 1st Cycle of Basic Education, participated in the study. This transversal, experimental, descriptive and comparative study had its data collected through the vocabulary subtest of ABFW (Andrade, Befi-Lopes, Fernandes & Wertzner, 2011),applied to speakers of Brazilian Portuguese, consisting of nine vocabulary fields – clothing, animals, food, means of transport, furniture and household utensils, professions, places, shapes and colours, toys and musical instruments. Data were analysed both qualitative and quantitatively. Owing to the fact that the test (ABFW) is destinated to Brazilian population it was also performed in adults who spoke European Portuguese to verify which words had different labels in both languages. Results show that the bilingual children tend to nominate using EP words. The conclusion is that the children studied can be assumed as subtrative, early endogenous bilinguals.pt_PT
dc.identifier.tid201818647
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19905
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde
dc.subjectConhecimento lexicalpt_PT
dc.subjectCrianças bilinguespt_PT
dc.subjectPortuguês europeupt_PT
dc.subjectPortuguês brasileiropt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectNomeaçãopt_PT
dc.subjectConfrontação visualpt_PT
dc.subjectVocabuláriopt_PT
dc.subjectLexical knowledgept_PT
dc.subjectBilingual childrenpt_PT
dc.subjectEuropean Portuguesept_PT
dc.subjectBrazilian Portuguesept_PT
dc.subjectBasic Educationpt_PT
dc.subjectNominationpt_PT
dc.subjectVisual confrontationpt_PT
dc.subjectVocabularypt_PT
dc.titleConhecimento lexical de crianças bilingues falantes de português europeu e português brasileiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal

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