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Advisor(s)
Abstract(s)
Este Relatório delineia um percurso de 18 semanas de Ensino Clínico, no âmbito do 3º semestre do 5º Curso de Mestrado em Enfermagem, Área de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, e foca-se na análise crítica e reflexiva do desenvolvimento das competências comuns e específicas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER). Ao longo deste período tive o privilégio de acompanhar e ver in loco a intervenção do EEER, assim como o impacto da mesma na pessoa com alterações neurológicas, cardiorrespiratórias, sensoriais, de sexualidade e de eliminação. O percurso foi preenchido com inúmeras experiências de aprendizagem que permitiram a consecução dos objetivos definidos e o desenvolvimento das competências como EEER, tendo-me sido possibilitado testemunhar ganhos em saúde relevantes nas pessoas de quem cuidei, através da aplicação de escalas e instrumentos de medida adequados e utilizados na prática diária da enfermagem de reabilitação.
O Projeto de Formação centrou-se na transição da pessoa com Lesão Medular (LM) no regresso a casa, sendo esta uma transição que se adivinha rodeada de dúvidas, medos e angústia, ao mesmo tempo que desejada. Foi adotada uma filosofia de cuidados guiada pela Teoria de Médio Alcance de Meleis e centrada na Pessoa e Família. A LM tem como causa principal o trauma, no entanto, as causas não traumáticas revestem-se de características muito semelhantes, no que diz respeito ao impacto na pessoa, família e sociedade. Por este motivo, neste relatório é escolhida a terminologia Lesão Medular, associada ou não a trauma e com ou sem componente vertebral, salientando essencialmente as sequelas da lesão na medula espinhal. O EEER, inserido numa equipa multidisciplinar, assume-se como um elemento crucial na reabilitação da pessoa com LM e na capacitação do cuidador familiar, facto concordante com a pesquisa realizada e a experiência vivida.
Neste contexto, o Problema Geral encontrado foi: “Quais as competências que o EEER integra no seu campo de atuação e que poderão promover a resolução saudável da Transição da Pessoa com LM no regresso a casa”.
Description
Mestrado, Enfermagem de Reabilitação, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermagem em reabilitação Traumatismos da medula espinal Cuidadores