Repository logo
 
Publication

Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimento

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria do Rosário
dc.contributor.advisorBotelho, Fernanda
dc.contributor.authorSilva, Filipa
dc.date.accessioned2013-09-03T10:24:14Z
dc.date.available2013-09-03T10:24:14Z
dc.date.issued2013-07
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente estudo insere-se globalmente na temática do desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do recurso a uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. O seu objetivo foi, pois, compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto, pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso às TIC, mais especificamente a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Na fase inicial do projeto, o referido concurso foi apresentado às crianças, bem como desenvolvidas as primeiras noções acerca dos podcasts. Numa segunda etapa, os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas, previamente estipulada. A partir da discussão gerada entre os grupos, puderam debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho realizado. No final da implementação deste projeto, foi possível perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso às ferramentas da Web 2.0, neste caso, ao podcasting, pode constituir-se como um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência da leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade de leitura, precisão de leitura e entoação.por
dc.description.abstractThis study concerns the theme of the development of reading fluency aloud in Elementary School through the use of podcasting, a Web 2.0 tool. Its objective was therefore to understand how the recording of podcasts by children can influence their reading aloud fluency. It was developed with a group of 3.rd graders of Elementary School. This project was intended to create a motivating environment for the development of reading aloud fluency, through the use of ICT, specifically the use of one of the Web 2.0 tools - podcasting - and the participation in a competition spurred by the Ministry of Education and Science- "Conta-nos uma história ..." In the initial phase of the project, said contest was presented to the children as well as developed the first notions about the podcasts. In a second step, the students, in groups, built the tales from which they would construct their podcasts; they revise the texts and trained their reading. Later, each group recorded their story, according to the division of statements previously stipulated. From the discussion generated among groups the students discussed their readings and those of their colleagues, helping each other and selecting the recordings that would be part of the final product. Finally, the students evaluated the work they performed. At the end of the implementation of this project, I was able to conclude that this work contributed to the reflection on the students' oral reading and that the use of Web 2.0 tools, in this case, podcasting, can establish itself as an important learning device and contribute to the development of reading aloud fluency by the awareness of aspects associated with it - speed and accuracy of reading and intonation.en
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4669
dc.language.isoporpor
dc.subjectLeitura oralpor
dc.subjectFluência de leiturapor
dc.subjectPodcastpor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.subjectReading alouden
dc.subjectReading fluencyen
dc.subjectPodcasten
dc.subjectWeb 2.0en
dc.titleFluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimentopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatório do projeto de investigaçao Podcasting (final).pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: