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Construção da Identidade profissional do osteopata

dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorSousa, Luís Filipe Gomes e
dc.date.accessioned2018-03-02T09:55:02Z
dc.date.available2018-03-02T09:55:02Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação é resultado do processo de obtenção e construção de conhecimento através da via de investigação empírica, enquadrado no domínio das ciências da educação, nomeadamente na área de especialização da supervisão pedagógica, sobre a construção da identidade profissional dos osteopatas. A temática da identidade profissional dos osteopatas revela-se premente e fundamental na medida em que a profissão de osteopata se tenta impor como opção terapêutica em Portugal. Este estudo de caráter exploratório, visava obter resposta à seguinte questão de partida: como se constrói a identidade profissional do osteopata? Desta forma estabeleceram-se três objetivos: compreender e caraterizar a construção da identidade profissional do osteopata; caraterizar o desenvolvimento profissional do osteopata e por fim compreender como o osteopata se vê a si mesmo e os outros. A metodologia adotada nesta investigação, com vista a atingir os objetivos estabelecidos, situa-se no paradigma qualitativa, tendo sido realizadas entrevista semiestruturadas a cinco osteopatas. O estudo permitiu concluir que não existe um percurso académico uniforme dos osteopatas, existindo uma maioria de osteopatas com licenciatura em áreas da saúde tradicionais. De uma forma genérica as fases do desenvolvimento profissional dependem de diversos fatores, contudo de uma forma concisa os entrevistados associam-no a dois fatores: volume de cliente e eficácia dos tratamentos.pt_PT
dc.description.abstractThe present research work is a result of the process of obtaining and building knowledge through the empirical research path, within the field of educational sciences, especially in the area of specialization of pedagogical supervision, on the construction of the professional identity of osteopaths. The theme of the professional identity of osteopaths proves to be urgent and fundamental in that the profession of osteopath is tried to impose as a therapeutic option in Portugal. This exploratory study sought to answer the following question: how to construct the professional identity of the osteopath? In this way, three objectives were established: to understand and characterize the construction of the professional identity of the osteopath; Characterize the professional development of the osteopath and finally understand how the osteopath sees himself and others. The methodology adopted in this research, in order to reach the established objectives, is located in the qualitative paradigm, and a semi-structured interview was performed on five osteopaths. The study concluded that there is no uniform academic course of osteopaths, with a majority of osteopaths with a degree in traditional health areas. Generally, the phases of professional development depend on several factors, but in a concise way the interviewees associate it with two factors: customer volume and effectiveness of treatments.pt_PT
dc.identifier.tid201867842pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21815
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectFases de desenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectOsteopatiapt_PT
dc.subjectProfessional identitypt_PT
dc.subjectPhases of professional developmentpt_PT
dc.subjectOsteopathypt_PT
dc.titleConstrução da Identidade profissional do osteopatapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameCiências da Educaçãopt_PT

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