Publication
Manutenção do sistema de controlo de tráfego marítimo do continente : relatório de atividade
dc.contributor.advisor | Amaral, Tito | por |
dc.contributor.author | Fontes, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2014-01-21T15:36:29Z | |
dc.date.available | 2014-01-21T15:36:29Z | |
dc.date.issued | 2013-11 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores | por |
dc.description.abstract | Situado no extremo sudoeste da Europa, Portugal é um país com uma relação única com o mar. São mais de 1200 Km de costa banhados pelo imenso atlântico que constitui uma das maiores zonas económico-exclusivas da Europa. Diariamente são mais de 500 navios de carga que navegam ao largo da costa continental devido à sua localização geográfica que cruza rotas entre a Europa, a áfrica e o mediterrâneo. Este imenso tráfego marítimo potencia os riscos relacionados com a segurança do homem, das embarcações e do meio ambiente. Foi por isso que surgiu o Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente, o VCTS. É um sistema dotado da mais sofisticada tecnologia, colocando o país na vanguarda dos sistemas de monitorização de tráfego com uma capacidade única de acompanhar um navio na sua viagem por toda a costa nacional. Assim, é realizado um controlo, monitorização e fiscalização de todas as embarcações até às 50 milhas da costa através de uma frente de 8 radares costeiros e 8 radares portuários espalhados por toda a costa continental portuguesa. Sistemas de localização (Radar, Radiogoniónnetro), identificação (Automatic ldentification System) e comunicação (banda VHF) equipam as torres de 30 metros que transmitem a informação para um Centro de Controlo onde é realizada uma monitorização 24h por dia, 365 dias por ano. A complexidade tecnológica dos subsistemas que compõe este sistema é extraordinária e representa um enorme desafio para quem tem que manter os seus níveis de alta disponibilidade. É neste sistema que o autor desempenha as suas funções de técnico de manutenção, com competências tão extensas que vão desde a manutenção da infraestrutura (engenharia civil), da monitorização ativa de equipamentos eletrónicos (eletrónica), da monitorização e configuração da rede de comunicações (telecomunicações) até à definição de novos interfaces para interligação com outros sistemas externos (informática). | por |
dc.identifier.tid | 201695111 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/5385 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal | por |
dc.subject | Manutenção | por |
dc.subject | vts | por |
dc.subject | Sistemas | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | MEEC | por |
dc.title | Manutenção do sistema de controlo de tráfego marítimo do continente : relatório de atividade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |