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Manutenção do sistema de controlo de tráfego marítimo do continente : relatório de atividade

dc.contributor.advisorAmaral, Titopor
dc.contributor.authorFontes, Pedro
dc.date.accessioned2014-01-21T15:36:29Z
dc.date.available2014-01-21T15:36:29Z
dc.date.issued2013-11
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadorespor
dc.description.abstractSituado no extremo sudoeste da Europa, Portugal é um país com uma relação única com o mar. São mais de 1200 Km de costa banhados pelo imenso atlântico que constitui uma das maiores zonas económico-exclusivas da Europa. Diariamente são mais de 500 navios de carga que navegam ao largo da costa continental devido à sua localização geográfica que cruza rotas entre a Europa, a áfrica e o mediterrâneo. Este imenso tráfego marítimo potencia os riscos relacionados com a segurança do homem, das embarcações e do meio ambiente. Foi por isso que surgiu o Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente, o VCTS. É um sistema dotado da mais sofisticada tecnologia, colocando o país na vanguarda dos sistemas de monitorização de tráfego com uma capacidade única de acompanhar um navio na sua viagem por toda a costa nacional. Assim, é realizado um controlo, monitorização e fiscalização de todas as embarcações até às 50 milhas da costa através de uma frente de 8 radares costeiros e 8 radares portuários espalhados por toda a costa continental portuguesa. Sistemas de localização (Radar, Radiogoniónnetro), identificação (Automatic ldentification System) e comunicação (banda VHF) equipam as torres de 30 metros que transmitem a informação para um Centro de Controlo onde é realizada uma monitorização 24h por dia, 365 dias por ano. A complexidade tecnológica dos subsistemas que compõe este sistema é extraordinária e representa um enorme desafio para quem tem que manter os seus níveis de alta disponibilidade. É neste sistema que o autor desempenha as suas funções de técnico de manutenção, com competências tão extensas que vão desde a manutenção da infraestrutura (engenharia civil), da monitorização ativa de equipamentos eletrónicos (eletrónica), da monitorização e configuração da rede de comunicações (telecomunicações) até à definição de novos interfaces para interligação com outros sistemas externos (informática).por
dc.identifier.tid201695111
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5385
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.subjectManutençãopor
dc.subjectvtspor
dc.subjectSistemaspor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectMEECpor
dc.titleManutenção do sistema de controlo de tráfego marítimo do continente : relatório de atividadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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