Repository logo
 
Publication

Estética e identidade digital: Perceção da marca no mercado digital

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorPedrosa, Raquel
dc.contributor.authorBrás, Gabriela
dc.date.accessioned2025-01-07T11:18:26Z
dc.date.available2025-01-07T11:18:26Z
dc.date.issued2024-06-27
dc.date.submitted2024-04-24
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito dos planos de estudo do Mestrado em Direção Comercial e Marketing, ministrado pelo Instituto Superior de Administração e Gestão, ao abrigo da orientação da Professora Raquel Pedrosa. Surge de um estágio profissional que tomou lugar na The Brand Coach, uma agência de Marketing Estratégico, que me permitiu adquirir experiência a nível prático, aplicando e fundindo simultaneamente todos os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo da minha formação académica. O trabalho propõe uma análise da influência da Estética e Identidade Digital de uma marca na perceção do consumidor, considerando um cenário de mercado digital que prioriza a experiência do consumidor. Inicialmente, por meio de um enquadramento teórico e científico abrangente, o trabalho recorreu a uma revisão de literatura sobre alguns conceitos pertinentes ao tema em análise. Para complementar, foi empregue ainda uma caracterização detalhada da empresa e de todos os seus projetos e serviços. Ademais, após a definição da problemática em estudo, foi conduzida uma investigação com recurso a uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas a consumidores. O propósito estaria na compreensão aprofundada das suas perspetivas relativas ao objeto em estudo. Com base nos dados recolhidos, observamos que efetivamente a Estética e a Identidade Visual de uma marca constituem um pilar fundamental na formação de perceções associadas a uma marca num ambiente online. Estes indicaram que a aparência visual estabelece uma base para a construção de uma imagem distintiva, com associação direta à forma como os consumidores interpretam e se conectam com a marca.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the master's degree program in Commercial Management and Marketing offered by the Instituto Superior de Administração e Gestão, under the guidance of Professor Raquel Pedrosa. It documents my professional internship at The Brand Coach, a strategic marketing agency. During this internship, I was able to apply the theoretical knowledge gained throughout my academic education to practical experience. The paper examines how a brand's aesthetics and digital identity can affect consumer perception in a digital market that prioritizes the consumer experience. The paper initially used a comprehensive theoretical and scientific framework to review relevant literature. This was complemented by a detailed characterization of the company, its projects, and services. After defining the problem under study, a qualitative investigation was conducted through semi-structured interviews with consumers. The objective was to gain a full understanding of their viewpoints on the subject being studied. From the data collected, it became clear that a brand's aesthetics and visual identity are indeed a crucial foundation in shaping perceptions linked to a brand in an online setting. Those surveyed indicated that the visual presentation establishes a basis for creating a unique image, which directly influences how consumers perceive and engage with the brand.pt_PT
dc.identifier.tid203783654pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53531
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstéticapt_PT
dc.subjectExperiênciapt_PT
dc.subjectIdentidade Visualpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectMercado Digitalpt_PT
dc.subjectPerceção do Consumidorpt_PT
dc.titleEstética e identidade digital: Perceção da marca no mercado digitalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestre em Direção Comercial e Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio_Gabriela Bras_19.04.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: