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Proposta de um Modelo de Gestão por Competências para a empresa Babcock Mission Critical Services Portugal

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O contexto atual em que se inserem as organizações é marcado por uma forte globalização dos mercados, uma maior incerteza e uma crescente competitividade. Perante este cenário, as organizações procuram dotar-se de um capital humano que se apresente como um fator crítico de sucesso e de inegável valor. Nesta linha, as competências são entendidas pelas organizações como um fator diferenciador, colocando-se assim, o desafio de identificarem e desenvolverem as competências dos seus colaboradores, a partir da gestão de recursos humanos. Desta forma, surge assim o enquadramento que dá origem ao trabalho desenvolvido no estágio realizado na empresa Babcock Mission Critical Services Portugal, e que através de uma metodologia qualitativa, que implicou a revisão de pressupostos teóricos do conceito de competência, quer do ponto de vista conceptual, como das diferentes abordagens e tipologias, procurou desenvolver na empresa um Modelo de Gestão por Competências. A recolha de dados através da consulta documental e entrevistas, conduziu à elaboração de uma proposta de um Portefólio de Competências-Chave e a um Manual de Perfis Individuais de Competências apresentada à organização. A proposta apresentada constitui uma enorme vantagem estratégica para a organização, não só pela importância que hoje se reconhece às competências dos colaboradores, mas porque irá fornecer um alinhamento estratégico na gestão de recursos humanos e no seu planeamento futuro, permitindo concretizar os objetivos estratégicos da organização.
The current context, where organizations are established, is marked by a strong globalization of the markets, a greater uncertainty and an increasing competitiveness. Given this scenario, the organizations seek to equip themselves with a human capitol, which will in turn, present itself as a critical factor of success and of an undeniable value. Along this line of thinking, the competencies are understood by the organizations as a differentiating factor, thus, the challenge of identifying and developing said competencies of their collaborators have as a starting point human resources management. Hence, we encounter the problem that lead to the origin of our work developed in the internship in the company Babcock Mission Critical Services Portugal, and that through a qualitative methodology, implied a revision of the theoretical assumptions of the concept of competency, either from a conceptual point of view, as in the different approaches and typologies, as in the endeavour to develop in the company a Management Competencies Model. The collection of data through the documental consultation and interviews lead to the elaboration of a proposal of a Key-Competencies Portfolio and of an Individual Competencies Profile Manual which were presented to the organization. The allocated presentation represents an enormous strategic advantage for the organization not only for its importance recognized today towards the collaborators’ competencies, but it will also provide a strategic alignment in the management of human resources

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Competências Modelos de Gestão por Competências Gestão de Recursos Humanos

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