Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.65 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Num contexto de globalização em que as evoluções se sucedem a ritmos alucinantes e
são rapidamente disseminadas, a decisão das empresas de comercializarem os seus
produtos/serviços em âmbito internacional é um resultado natural ou mesmo uma
inevitabilidade para garantir a competitividade. Cada vez menos o mercado de uma
empresa se confina às fronteiras do país onde se implantou. No entanto, as diferenças que
continuam a existir entre as regiões geográficas sugerem a adoção de determinados
procedimentos minimizadores do risco na expansão internacional.
É fundamental a empresa ter uma estratégia internacional, baseada na avaliação do
potencial dos diferentes mercados, nas fontes de vantagem competitiva e também na
diversidade dos diferentes modos de entrada existentes. Assim, uma estratégia de
internacionalização significa tomar um conjunto de decisões e de opções para operar fora
do país de origem.
Desta forma, e para permitir definir uma estratégia de internacionalização, procura-se
analisar os indutores de mercado (razões que justificam a decisão de internacionalizar ou
que a provocam), que são os seguintes: Mercados, Governos, Custos, Competição
Global.
O objetivo deste estudo é procurar a melhor forma da internacionalização da empresa. Na
parte teórica procura-se formas de entrada no mercado internacional através de modelos/
teorias já existentes da internacionalização. A parte pratica foi adaptação da estrutura já
montada em funcionamento de forma a responder ao mercado alvo, português.
Description
Keywords
Plano de negócios Risco político Processo de internacionalização Investimento no estrangeiro País de destino