Repository logo
 
Publication

A transição/articulação da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Ana Cristina
dc.contributor.authorAlves, Cátia
dc.date.accessioned2022-05-28T15:37:28Z
dc.date.available2022-05-28T15:37:28Z
dc.date.issued2022-01-28
dc.description.abstractO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico teve como objetivo principal compreender se o processo de transição é atualmente realizado pelos profissionais de Educação (Educadores e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico) dos dois níveis de ensino, ou é um assunto meramente utópico. O ponto de partida do presente relatório teve início durante a realização dos estágios. De forma, a responder à questão principal - De que forma deve ocorrer a transição/articulação da educação Pré-Escolar para o Ensino Básico do 1º Ciclo? Quais dificuldades? Que estratégias desenvolver? -, realizaram-se dez entrevistas a crianças, à saída do ensino pré-escolar e, realizaram-se também inquéritos por questionário a pais/família – Encarregado de Educação (14 inquiridos) bem como, a Educadores e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico (17 inquiridos). Havendo ainda pontos de vista diferentes, em relação às etapas a seguir deste processo, por parte dos profissionais de educação, compreende-se que exista ainda inconvenientes nas transições. No entanto os profissionais, procuram estar informados e enfrentar todos os desafios de forma a formar crianças dotadas de um leque de estratégias para que a sua transição seja positiva e de sucesso, bem como proporcionar o ambiente propício para esta mudança e envolver os intervenientes que dele fazem parte. Por fim, esta investigação permitiu ainda compreender que tipo de apoio e envolvimento familiar existe perante a transição. E, como é que os profissionais de educação encaram o processo de transição e, como promovem uma transição de sucesso com o objetivo de desenvolver e aplicar estratégias benéficas para que futuramente sejam promotoras para o desenvolvimento da criança / aluno, facilitadoras da transição, da articulação e uma continuidade educativa de sucesso.pt_PT
dc.identifier.tid202978001pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40811
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTransiçãopt_PT
dc.subjectArticulaçãopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino do 1ºCEBpt_PT
dc.titleA transição/articulação da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Cátia Alves.pdf
Size:
1.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format