Publication
A transição/articulação da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Alves, Cátia | |
dc.date.accessioned | 2022-05-28T15:37:28Z | |
dc.date.available | 2022-05-28T15:37:28Z | |
dc.date.issued | 2022-01-28 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico teve como objetivo principal compreender se o processo de transição é atualmente realizado pelos profissionais de Educação (Educadores e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico) dos dois níveis de ensino, ou é um assunto meramente utópico. O ponto de partida do presente relatório teve início durante a realização dos estágios. De forma, a responder à questão principal - De que forma deve ocorrer a transição/articulação da educação Pré-Escolar para o Ensino Básico do 1º Ciclo? Quais dificuldades? Que estratégias desenvolver? -, realizaram-se dez entrevistas a crianças, à saída do ensino pré-escolar e, realizaram-se também inquéritos por questionário a pais/família – Encarregado de Educação (14 inquiridos) bem como, a Educadores e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico (17 inquiridos). Havendo ainda pontos de vista diferentes, em relação às etapas a seguir deste processo, por parte dos profissionais de educação, compreende-se que exista ainda inconvenientes nas transições. No entanto os profissionais, procuram estar informados e enfrentar todos os desafios de forma a formar crianças dotadas de um leque de estratégias para que a sua transição seja positiva e de sucesso, bem como proporcionar o ambiente propício para esta mudança e envolver os intervenientes que dele fazem parte. Por fim, esta investigação permitiu ainda compreender que tipo de apoio e envolvimento familiar existe perante a transição. E, como é que os profissionais de educação encaram o processo de transição e, como promovem uma transição de sucesso com o objetivo de desenvolver e aplicar estratégias benéficas para que futuramente sejam promotoras para o desenvolvimento da criança / aluno, facilitadoras da transição, da articulação e uma continuidade educativa de sucesso. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202978001 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/40811 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Transição | pt_PT |
dc.subject | Articulação | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino do 1ºCEB | pt_PT |
dc.title | A transição/articulação da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Cátia Alves.pdf
- Size:
- 1.72 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format