Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.03 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Uma gestão apropriada ou inapropriada dos recursos humanos pode definir o sucesso ou o fracasso de uma organização, uma vez que os recursos humanos continuam a ser um dos pilares fundamentais dentro de qualquer organização. Com a evolução da sociedade Portuguesa e o aumento de oferta no mercado de trabalho, tem-se notado que o processo de recrutamento no Exército, pode não estar a satisfazer as atuais necessidades da instituição. Tal é notório face à crescente dificuldade em reter os efetivos, em particular as Praças, pelo que, é essencial que se reflita sobre esta temática e se adotem mecanismos para aumentar a recetividade dos jovens a ingressarem e permanecerem no Exército.
Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em caraterizar o sistema de recrutamento adotado por esta Instituição, diagnosticando a forma como ele é planeado, executado e, consequentemente, identificando as suas fragilidades atendendo aos resultados que tem vindo a alcançar.
Para a sua concretização, optou-se por adotar uma estratégia de investigação qualitativa e pelo método indutivo. Sendo que para a recolha de dados procedeu-se a realização entrevistas semiestruturadas, conjugadas com analise documental e observação participada.
Dos resultados obtidos pode-se constatar que o modelo de recrutamento adotado pelo Exército é funcional. Contudo, constata-se que não satisfaz as atuais necessidades da instituição, tendo em conta que, o processo de recrutamento é afetado: por um lado, pelos militares que não terminam os seus contratos saem descontentes, não se constituindo como “divulgadores” favoráveis para instituição; por outro, pela saída precipitada de efetivos, que potencia o efeito de “bola de neve”, ou seja, os militares que continuam, ficam mais sobrecarregados e a desmotivação é agravada. Por isso, a saída prematura de militares antes do fim do contrato, coloca uma maior pressão no processo de recrutamento.
Conclui-se que é fundamental que o Exército efetue esforços no sentido de implementar medidas com vista a atrair e reter os efetivos atraídos particularmente as Praças, uma vez que este tem um grande impacto no processo de recrutamento, sendo estes os principais divulgadores do serviço militar.
Description
Keywords
Divulgação; Recrutamento militar; Regulamento de Incentivos; Regime de Contrato; Vulnerabilidades.